Joias sauditas: PF ouve funcionários da Apex sobre gestão do pai de Cid

Intimações relacionadas à gestão do pai de ex-ajudante de ordens de Bolsonaro levantam suspeitas

Mauro César Lorena Cid | Imagem: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) conduziu interrogatórios com três funcionários da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em relação à suspeita de utilização do escritório de Miami, nos Estados Unidos, para comercializar joias dadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Suspeitas na gestão: Os funcionários foram intimados após a suspeita de que o escritório em Miami teria sido utilizado para transações relacionadas às joias durante a gestão do general da reserva do Exército, Mauro Lourena Cid, pai do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, que ocupou o cargo máximo na agência entre 2019 e 2022.

Depoimentos e investigações internas: Os interrogatórios ocorreram em Brasília, após os funcionários serem convocados para prestar esclarecimentos a uma comissão interna da Apex, que investiga possíveis irregularidades na gestão do general Cid. Apesar de Mauro Cid já ter prestado depoimento anteriormente, a PF esclarece que os depoimentos dos funcionários não estão relacionados.

Aprofundamento das investigações nos Estados Unidos: A partir do dia 25 de abril, a PF em colaboração com o FBI irá investigar a venda das joias por aliados de Bolsonaro. A investigação teve início no primeiro semestre de 2023 e busca esclarecer eventuais irregularidades relacionadas às transações.

Busca por esclarecimentos: Atualmente, há um clima de desconforto entre os funcionários da Apex em Miami devido à continuidade dos funcionários investigados em seus cargos. Enquanto isso, a diretoria da agência no Brasil aguarda o término da investigação interna antes de tomar decisões. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES