Jornais internacionais repercutem operação que investiga Bolsonaro

Periódicos internacionais destacam suspeitas de fraude no cartão de vacinação do ex-presidente para que ele pudesse entrar nos Estados Unidos “enganando as autoridades americanas”

Bolsonaro durante busca e apreensão em sua casa em Brasília | Wilton Júnior / Estadão Conteúdo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A operação venire, deflagrada na manhã desta quarta-feira (03) pela Polícia Federal, com autorização do Supremo Tribunal Federal, que realizou busca e apreensão na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro e que prendeu, entre outras pessoas próximas ao ex-mandatário, o seu ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, gerou ampla repercussão na mídia nacional e internacional.

De forma mais ampla na mídia norte americana, já que uma das acusações que ocasionaram a operação é a de que os cartões de vacinação de Bolsonaro e sua família teriam sido adulterados para que ele pudesse pisar em solo americano, já que na época dos acontecimentos a autoridade sanitária daquele país exigia que os visitantes apresentassem a comprovação de imunização contra a Covid-19.

O jornal New York Times reportou que a “polícia do Brasil invade casa de Bolsonaro em caso de cartões de vacina falsos”. Em sua matéria o jornal informa ainda que um assessor próximo de Bolsonaro foi preso sob a acusação de falsificar registros de vacinas “possivelmente para ajudar Bolsonaro a entrar nos Estados Unidos”.

The New York Times destaca operação na casa de Bolsonaro

Já o periódico The Washington Post afirma que “status de vacina de Bolsonaro falsificado antes de ele entrar nos EUA, diz polícia”. O jornal traz ainda que o ex-presidente “tentou enganar as autoridades americanas fazendo-as acreditar, erroneamente, que ele havia sido vacinado contra o coronavírus para poder entrar nos Estados Unidos”.

The Washington Post destaca a falsificação dos dados de vacina de Bolsonaro

A CNN americana reportou a busca e apreensão na casa de Bolsonaro e a prisão de seu ex-assessor Mauro Cid. “A Polícia Federal brasileira prendeu um dos assessores mais próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros dois, em conexão com a investigação de uma quadrilha que supostamente falsificou dados sobre cartões de vacinação da Covid-19”, informou o jornal.

CNN fala em quadrilha que supostamente falsificou dados em cartões de vacinação

O londrino BBC News traz a informação sobre as buscas na residência de Bolsonaro, que são “parte de uma investigação sobre seus registros de vacinação contra a Covid”. O periódico informa ainda que a suspeita da polícia brasileira é a de que “o registro de vacinação do ex-líder foi falsificado para que ele pudesse entrar nos EUA”.

BBC News fala que dados supostamente falsificados para Bolsonaro entrar nos EUA



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES