Jornalista é indiciado por violação de sigilos dos tucanos

O jornalista foi apontado pela Polícia Federal como o autor do pedido de violação de dados fiscais de integrantes do PSDB

O jornalista Amaury Ribeiro Jr. | g1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A assessoria da Polícia Federal informou que o jornalista Amaury Ribeiro Jr. foi indiciado nesta segunda-feira (25) pela suspeita de crimes de corrupção ativa, violação de sigilo funcional, uso de documento falso e por oferecer vantagem a testemunha.

Ribeiro chegou à Superintendência da PF em Brasília por volta das 9h20. Segundo a Polícia Federal, o depoimento começou às 10h30 e só terminou às 16h30.

O jornalista foi apontado pela Polícia Federal como o autor do pedido de violação de dados fiscais de integrantes do PSDB e de familiares do presidenciável José Serra.

O advogado de Ribeiro Jr., Adriano Bretas, disse que o indiciamento vai permitir o esclarecimento do caso. "A defesa vê o indiciamento dele como uma coisa positiva, porque agora as especulações a respeito dos fatos vão ser cessadas. Ele vai passar a ser investigado e vai ser esclarecido que ele não cometeu crime algum", disse Bretas..

Segundo o advogado, o jornalista não cometeu ilegalidades e está sendo usado como "bode expiatório".

saiba mais

"Muitas vezes o que tem se especulado tem transformado este caso em uma grande cortina de fumaça. O Amaury vem sendo utilizado como bode expiatório para ocultar os fatos que ele apurou de forma lícita", afirmou.

Segundo o advogado, Amaury Ribeiro foi judicialmente autorizado a ter acesso a documentos da CPMI do Banestado, entre outros. Essa autorização teria sido dada mediante uma exceção da verdade feita em um processo judicial.

Perguntado sobre quem estaria usando o jornalista como bode expiatório, o advogado afirmou: "Vocês [jornalistas] podem extrair as conclusões que quiserem".

Bretas afirmou ainda que os crimes pelos quais Ribeiro foi indiciado são de menor potencial ofensivo. "Do ponto de vista jurídico, é preciso ter o discernimento e analisar que a infração pela qual ele foi indiciado e é inocente é uma infração de menor potencial ofensivo", declarou.

Ele também disse que instruiu o cliente a se manter em silêncio ante algumas perguntas. "Ele se reservou no direito ao silêncio em relação a perguntas que muitas vezes eram repetidas a respeito de fatos que ele já havia esclarecido em depoimentos anteriores. E o seu silêncio não pode ser interpretado em seu prejuízo", defendeu.

Amaury negou à PF que tenha feito qualquer pagamento em troca dos dados fiscais de pessoas ligadas a José Serra, ao contrário do que constou nas reportagens que levantaram as acusações. "Ele nega ter pagado qualquer valor e qualquer vantagem indevida para quebrar sigilo ou para fazer o que fosse", afirmou o advogado.

O caso

Amaury Ribeiro Jr. teria pedio ao despachante Dirceu Rodrigues Garcia que quebrasse o sigilo fiscal de integrantes do PSDB e familiares de José Serra. No último dia 7, em depoimento à Polícia Federal em São Paulo, o despachante afirmou que o solicitação de acessar os dados da Receita Federal partiu do jornalista, que teria pago R$ 700 por cada sigilo violado. Ele afirmou que estaria disposto a fazer uma acareação com o jornalista, se fosse necessário.

O acesso aos dados ocorreu entre setembro e outubro de 2009, em uma unidade fiscal da Receita Federal em Mauá, no ABC paulista.

Entre as pessoas ligadas ao PSDB que tiveram o sigilo fiscal violado estão Veronica, filha do candidato do partido à Presidência, José Serra, o marido dela, Alexandre Bourgeois, e o vice-presidente-executivo do PSDB, Eduardo Jorge.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES