José Alencar deixa hospital e segue hoje para EUA

Ele segue nesta terça para Houston, nos EUA, para continuar o tratamento experimental

José de Alencar segue para EUA | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vice-presidente da República, José Alencar, recebeu alta médica na manhã desta terça-feira (4) e deixou hospital Sírio-Libanês por volta das 12h.

"Estou saindo de mais um batalha, mas estou consciente: é uma guerra contra o câncer. Eu tenho que dar continuidade a esse tratamento experimental porque eu sou um dos voluntários desse tratamento com medicamento para o câncer", disse o vice-presidente ao deixar o hospital. "Nós estamos esperançosos que esse medicamento seja eficaz para o nosso caso."

Questionado sobre qual o sentimento que tinha ao deixar o hospital após 11 dias, Alencar respondeu que tem "gratidão". "Meu sentimento maior é de gratidão. Gratidão a Deus, às pessoas que estão fazendo uma verdadeira corrente", disse.

O vice-presidente segue nesta terça-feira (4) para Houston, nos EUA, para continuar o tratamento experimental contra o câncer. Alencar afirmou que está esperançoso de que esse novo remédio seja eficaz no tratamento. Ele disse que o medicamento não existe no Brasil e que não pode enviar alguém para buscá-lo. "A própria pessoa tem que ir, ser examinada para fazer o laudo e receber o medicamento", disse. "Esse remédio não é vendido. Eu faço parte da equipe que está desenvolvendo esse medicamento", explicou.

Depois de voltar dos EUA, na quarta-feira (5), deve ficar cerca de três dias em São Paulo. Ele disse esperar que não seja necessário ficar novamente internado no Hospital Sírio Libanês. O vice-presidente afirmou também que já se alimenta normalmente, ainda que com cuidados. "O que eu gosto é um torresminho, mas por enquanto eu acho que ainda não posso", disse.

Equipe médica

Integrante da equipe médica que assiste Alencar, o médico Raul Cutait disse que o estado de saúde do vice-presidente é "muito bom". "Como todos puderam ver, ele saiu bem animado para uma nova fase do tratamento, que passa por Houston. Tão animado que se sente a vontade para viajar em um dia e voltar no outro", afirmou. Cutait afirmou que a recuperação foi "além do esperado".

Cutait afirmou também que não há problema sobre Alencar fazer a viagem aos EUA porque tem um bom quadro médico.

O médico afirmou também que Alencar deve continuar usando a bolsa do lado externo do corpo, instalada durante uma colostomia. "Durante um tempo ele vai continuar usando [a bolsa], e depois temos que acompanhar a evolução [da saúde de Alencar]", disse o médico.

"Os problemas que o trouxeram para o hospital neste mês foram resolvidos. A obstrução que ele teve em mais de um local foi adequadamente resolvida. Dependemos da evolução da doença e estamos torcendo para que ele continue respondendo ao tratamento que já foi iniciado", disse Cutait.

O cirurgião oncologista, Ademar Lopes, que também assiste Alencar, disse que o vice-presidente "tem total condição" de ir e voltar dos Estados Unidos, "até porque tem muita vontade de voltar para São Paulo e para o Brasil".

Alencar, que luta contra um câncer no abdome há 12 anos, realizou a 15ª cirurgia no dia 24 de julho. O procedimento durou aproximadamente quatro horas e meia. Os médicos realizaram a colostomia, procedimento pelo qual foi instalada uma sonda ligada a uma bolsa do lado externo do corpo para recolher os resíduos do vice-presidente.

Crise no Senado

Sobre a crise no Senado, ele afirmou que o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), tem condições de tomar uma boa decisão.

"Eu acho que naturalmente as questões do Senado são questões da Casa, do Poder Legislativo. Nós não podemos nos intrometer, é uma briga deles. É uma coisa lastimável, nós precisamos fortalecer a democracia. E o fortalecimento da democracia pressupõe respeito às Casas do Congresso Nacional", frisou.

Questionado se o presidente do Senado, José Sarney, deveria deixar o cargo, Alencar afirmou: "Como dizem lá em MInas, se conselho fosse bom, ninguém daria de graça. Cobraria, e caro". O vice-presidente afirmou que acredita que Sarney "optará" bem



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES