José Eduardo Dutra vence eleição para presidência do PT com quase 60% dos votos

Com quase 86% dos votos apurados, ex-presidente da Petrobras tem 58,5% de preferência

Avalie a matéria:
José Eduardo Dutra | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com quase 86% dos votos apurados, José Eduardo Dutra (SE) é o novo presidente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores). Ex-senador e ex-presidente da Petrobras, Dutra tem 58,5% dos votos, contra 18% do segundo colado, José Eduardo Cardozo (SP).

Nesta quarta-feira (25), o atual presidente do partido, Ricardo Berzoini, dá entrevista coletiva para falar sobre o resultado do PED. A entrevisa será às 15 horas na sede nacional do partido, em Brasília, e deve ter a presença de Dutra. Para vencer as eleições, o candidato precisava ter metade dos votos dos filiados mais um.

Dutra tem a maioria dos votos, com 58,5% (252.260 votos). Em segundo lugar está José Eduardo Cardozo, com 18% (77.773); Geraldo Magela aparece em terceiro, com 12% (51.589). Em quarto lugar, Iriny Lopes tem 9,8% dos votos (42.408). Com menos de 1%, aparecem Markus Sokol, 0,9% (4.090) e Serge Goular, com 0,7% (3.111). Dutra era o favorito na disputa e liderou desde o início da apuração.

A votação aconteceu no domingo (22) e abrangeu mais de 4.000 cidades do Brasil e cerca de 1,5 milhão de filiados. O novo presidente do partido terá a missão de comandar o PT durante as eleições de 2010 e fica na presidência da legenda até 2012.

O ex-senador é membro da corrente Construindo um Novo Brasil, a maior da legenda do partido. Fazem parte da corrente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro-chefe da Casa-Civil José Dirceu e o atual presidente da sigla, Ricardo Berzoini.

O futuro presidente do PT é favorável a uma aliança nacional de seu partido com o PMDB em 2010 na candidatura da ministra da Casa Civil Dilma Rousseff. Agora, Dutra vai precisar convencer os dirigentes do partido que são contrários a uma aliança nacional com o PMDB na disputa presidencial de 2010. No ano que vem, o partido também vai enfrentar a primeira eleição sem a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com a vitória de Dutra, acusados no escândalo do mensalão vão voltar ao comando do partido. José Dirceu deve recuperar assento no Diretório Nacional petista. Dirceu é um dos 39 réus do processo do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal) e, pela primeira vez desde 2005, ele integra a chapa da corrente antes conhecida como o Campo Majoritário do PT, hoje chamada Construindo um Novo Brasil.

No último domingo, o ex-ministro negou a existência do esquema de compra de votos de parlamentares em 2005, conhecido como mensalão, e descreveu o episódio como "caixa 2" para financiar campanhas eleitorais. Quatro anos depois da maior crise política do governo Lula, Dirceu rechaçou a tese de que seu provável retorno à direção petista signifique que o partido tenha enterrado o assunto.

Em tom de conciliação, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse no último domingo que é "normal" a volta de antigos dirigentes do PT envolvidos no caso do mensalão” ao comando do partido. Após votar na eleição interna da legenda, ela observou que até o momento não há uma conclusão dos julgamentos no STF (Supremo Tribunal Federal). - Acho normal que essas pessoas exerçam seus direitos políticos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES