José Maranhão (PMDB) promete reconstruir a Paraíba

Novo Governador da Paraiba

Jose Maranhao | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Maranhão: reconstruir é a palavra de ordem do novo governo

Ao tomar posse no cargo de governador no começo da noite desta quarta-feira (18), em sessão solene da Assembléia, José Maranhão (PMDB) prometeu reconstruir a Paraíba.

O Estado, segundo ele, precisa ser reconstruído porque está arruinado e clama por ser resgatado dos escombros que expõem uma terra arrasada pela incompetência e incúria do seu antecessor.

Deixou muito claro que reconstrução é a palavra de ordem do novo governo, garantindo que não se deixará abater pelo "oceano de dificuldades" que deverá encontrar na administração estadual.

Sem especificar que dificuldades seriam essas, o novo governador denunciou, contudo, que o seu antecessor teria promovido a destruição de documentos e dados de interesse do serviço público, com o único intuíto de prejudicar a gestão que começa.

Sem também mencionar iniciativas concretas com as quais pretende realizar a reconstrução prometida, Maranhão disse apenas que espera contar com o apoio dos deputados estaduais - "sem cooptação" - e, sobretudo, do governo Lula.

Ao se referir ao Presidente da República, o governador revelou que viu em recente pesquisa de opinião um dado que o teria impressionado: Lula conta com 97% de aprovação popular na Paraíba.

Lula no viva-voz

Curiosamente, em dado momento Maranhão teve que interromper a leitura de seu discurso para atender a um telefonema do presidente, que deseja transmitir pessoalmente ao governador congratulações e disposição de apoiar o novo governo da Paraíba.

Saudado aos gritos de "Lula, Lula, Lula" pela maioria dos presentes à solenidade, o presidente concordou que a sua conversa com Maranhão fosse ouvida por todos através do viva-voz do celular com o qual o governador atendeu à ligação.

Além de Lula, Maranhão elogiou a lealdade e a correção do seu vice, Luciano Cartaxo, lembrando que o então vereador petista jamais fraquejou na luta contra a "corrupção eleitoral" que lhes teria suprimido dois anos e quase dois meses de mandato.

A parte final do pronunciamento foi dedicada a anunciar que as prioridades do novo governo contemplam a saúde (mencionou 23 hospitais sucateados ou abandonados), lembrando que o governo Cássio sempre gastou na área muito aquém do mínimo exigido constitucionalmente (12%).

Maranhão mostrou que 12% da receita líquida do Estado correspondem a R$ 48 milhões, que poderiam estar sendo aplicados na oferta de serviços de qualidade à população.

Outra prioridade é a segurança pública, que segundo o governador está um caos porque os investimentos próprios do Estado no setor também são abaixo do esperado ou necessário para uma Polícia mais eficiente, mais preparada e motivada com meios de trabalho decentes.

Prova de que o aparelho da segurança pública do Estado estaria igualmente sucateado seriam as viaturas usadas pela força policial. A maioria da frota, observou, ainda é constituída por carros que ele entregou quando governava a Paraíba entre 1995 e 2002



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES