Jovens falam o que pensam sobre o momento político do Brasil

Preocupação com corrupção é recorrente na avaliações de adolescentes. No Brasil, número de jovens votantes caiu mais de 30%, segundo o TSE.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Faltando pouco menos de uma semana para as eleições, o portal G1 foi ouvir estudantes na faixa etária entre 17 e 18 anos, com ou sem título de eleitor. O objetivo é saber o que pensam sobre o momento político do país e qual o entendimento eles têm sobre o processo eleitoral. De acordo com os resultados, as opiniões são diversas. A corrupção foi apontada como o ponto em comum entre os discursos. "As pessoas são corruptas, mas elas pagam o preço pelo o que fizeram. Isso que é o problema do país. Tem que ir até o final, é isso que deixa triste", disse Jehane Chamu, 18, que quer cursar Direito.


As eleições deste ano ocorrem após a maior série de manifestações populares da história recente do país. Muitos daqueles que foram às ruas eram adolescentes e jovens, porém, este grupo representa uma faixa pequena do eleitorado. No Paraná, inclusive, o número de jovens com título de eleitor caiu em relação à última eleição presidencial. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2010, 1,64% dos eleitores paranaenses tinham entre 16 e 17 anos. Agora, este público corresponde a 1%. Em números, os jovens eleitores – com menos de 18 anos – foram de 124.739 para 78.682 em quatro anos.

Este comportamento do eleitorado paranaense é reflexo de uma tendência nacional, já que a quantidade de votantes entre 16 e 17 anos reduziu em cerca de 30%. Em 2010, havia 2,39 milhões de eleitores nessa faixa etária. Agora, são 1,63 milhão. Esta é a terceira eleição presidencial consecutiva com queda no número de eleitores jovens.

Ainda que estes adolescentes acreditem na política como mecanismo de mudança da sociedade, a descrença na estrutura aparece com frequência. “Os políticos sempre falam as mesmas coisas e nunca mudam nada. São sempre as mesmas coisas, as mesmas propostas, e eles nunca fazem nada de diferente. Talvez, a nossa geração consiga fazer alguma coisa lá na frente, mas eu acho que vai continuar sendo assim por, pelo menos, dez anos”, acredita Letícia de Oliveira Coutinho, que pretende fazer o curso de Educação Física.

O professor de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) Cézar Bueno afirma que esta descrença na autoridade pública é universal e menciona alguns fatores que podem ter criado este cenário. “Penso que há diversos fatores: declínio universal da crença na autoridade pública; descrença na capacidade transformadora das ideologias político-partidárias; e a divisão da ideologia clássica entre concepções políticas de direita, centro e esquerda está em crise. O triunfo do modelo de sociedade de consumo parece se afirmar como um partido ideológico que atrai preferencias universais.”

Bueno acredita que as manifestações populares não impactaram ao ponto de atrair o jovem para a política porque este público espera por mudanças imediatas. “Para eles tem que ocorrer com urgência. Entretanto, seria inimaginável esperar que as grandes transformações e consolidação de direitos que a sociedade brasileira espera e exige dos representantes políticos por ela eleitos ocorram em curto prazo. Soma-se a isso, a tendência de erosão da confiança e falta de legitimidade que o modelo de representação político-institucional tem acumulado nos últimos anos”, avalia o professor.

São evidentes os obstáculos e as dificuldades existentes para mudar este cenário. De acordo com o professor, é um grande desafia que deve começar a ser resolvido na escola. “Não é possível formar apenas cidadãos para o mercado de trabalho. A descrença dos jovens na política está relacionada à fragilidade ou ausência de conteúdos pedagógicos que valorizem a importância da construção de uma sociedade alicerçada em princípios e valores democráticos e plurais”.

Clique aqui e curta a página do meionorte.com no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES