Juiz cassa prefeito, vice e presidente da Câmara no Piauí

Decisão de Rafael Mendes Taludo foi proferida na última sexta-feira e vice-presidente da Câmara governará a cidade até as novas eleições

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Cristalândia foi palco de uma decisão judicial inusitada no Piauí. O juiz da Comarca, Rafael Mendes Taludo, determinou na última sexta-feira que o prefeito, Ariano Nogueira Paranaguá, o vice, Fausto Célio de Souza Louzeiro, e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Lindomar Damasceno Dias, tivessem seus mandatos cassados.

Acusados de captação ilícita de sufrágio e abuso do poder econômico, os três gestores da cidade foram denunciados através de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo proposta por Joana Cunha Lemos, a candidata derrotada no pleito de 2008.

O vice-presidente da Câmara, o vereador Robson Lustosa, deverá tomar posse até que sejam realizadas novas eleições, de acordo com a determinação do juiz eleitoral.

Ariano Nogueira já havia sido cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) no final de 2008 por abuso de poder econômico e compra de votos.

Nogueira, porém, assumiu a cadeira reeleito em 2009. O prefeito já tinha sido eleito através de uma eleição suplementar em 2006, quando a prefeita eleita em 2004, Sandra Cavalcante (DEM), respondeu pelos mesmos crimes eleitorais de Ariano.

O prefeito e o vice irão recorrer da decisão. O TRE também deverá ser consultados sobre as eleições em 40 dias, proposta por Rafael Taludo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES