Juiz concede liminar e prefeita de Jerumenha retorna ao cargo

Com a liminar, o vereador deverá ser reconduzido ao seu posto.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cassada no início do mês após decisão da juíza Lara Kaline Siqueira Furtado, pertencente à 25ª zona eleitoral, a prefeita de Jerumenha, Chirlene de Souza Araújo (PSDC), conseguiu liminar na sexta-feira (15) determinando a sua recondução ao cargo na administração pública.

Com a decisão do juiz José Gonzaga Carneiro, lotado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), a sentença que afastava a gestora e o seu vice, Luiz Almeida Vilar Neto, foi anulada.

O processo impetrado pela coligação 'O Progresso Continua', liderada pelo candidato Marcos Rocha (PP), abrangia a acusação de que a gestora teria promovido uma festa para 700 pessoas num clube fechado logo após comício durante o pleito eleitoral de 2012; indicando que ela teria cometido a prática de abuso do poder econômico.

No julgamento do dia 7 de maio, também havia sido determinada a realização de uma nova eleição; conduzindo ainda para a inegibilidade por oito anos. Esses impedimentos, contudo, ficam suspensos com a consecução da liminar.

Na defesa, a prefeita e o vice alegaram que não promoveram a festa, apenas foram convidados, impondo ainda para a ilicitude da prova, ausência de submissão à ampla defesa e ao contraditório das provas advindas da esfera penal.

No texto de sua decisão, o juiz entendeu os pontos expostos pelos gestores no processo, tornando viável, portanto, o retorno imediato para a administração pública municipal.

Atualmente, o presidente da Câmara, Antônio Benvindo de Albuquerque Filho, ocupava a Prefeitura interinamente, tendo tomado decisões polêmicas como por exemplo, a nomeação da filha para diversas secretarias do Executivo.

Com a liminar, o vereador deverá ser reconduzido ao seu posto no Poder Legislativo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES