Justiça condena o ex-governador do DF a perda de direitos políticos

Arruda ainda pode recorrer da decisão judicial. Desta forma, pela lei, a suspensão de seus direitos políticos só passará a vigorar após a sentença condenatória definitiva

Justiça condena ex-governador do DF a perda de direitos políticos | Pedro França/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) emitiu uma sentença na quinta-feira (27), condenando o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, juntamente com outros quatro réus, em um processo judicial vinculado à Operação Caixa de Pandora. Essa operação foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) em novembro de 2009.

O ex-governador, que ocupava o cargo de Chefe do Poder Executivo distrital na época em que a PF investigava a suposta distribuição de recursos ilegais à base aliada do governo local, foi sentenciado à suspensão de seus direitos públicos por um período de 12 anos. Além disso, ele deverá pagar uma multa de R$ 1,5 milhão, que será suportada exclusivamente por ele.

Além das punições individuais, o juiz titular da 2ª Vara da Fazenda Pública, Daniel Eduardo Branco Carnacchioni, determinou que José Roberto Arruda, juntamente com os outros quatro réus, deverá pagar uma segunda multa de R$ 1,5 milhão, como forma de reparação pelos danos causados aos cofres públicos. É importante destacar que esse valor será corrigido pela inflação, acrescido de juros de 1% ao mês.

Arruda ainda pode recorrer da decisão judicial. Desta forma, pela lei, a suspensão de seus direitos políticos só passará a vigorar após a sentença condenatória definitiva, ou seja, após a defesa do ex-governador esgotar todos os recursos legais. Se, ao fim, a sentença do juiz Carnacchioni for mantida, Arruda também será proibido de contratar com o Poder Público, bem como de receber incentivos fiscais ou creditícios, por dez anos. 

José Roberto Arruda governou o Distrito Federal entre janeiro de 2007 e março de 2010, quando teve seu mandato cassado. Notavelmente, um mês antes dessa cassação, ele já havia sido preso preventivamente, tornando-se o primeiro governador do Brasil a ser encarcerado ainda durante o exercício do mandato. Arruda permaneceu na prisão até abril de 2010, quando foi liberado. Na mesma ação judicial, outros réus foram condenados a pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Os réus condenados incluem José Geraldo Maciel, Durval Barbosa Rodrigues, Adailton Barreto Rodrigues e Alexandre Tavares de Assis.

Maciel foi chefe da Casa Civil da gestão de Arruda (2007-2010). No período, Barbosa comandava a secretaria distrital de Relações Institucionais, e Barreto era subsecretário de Educação Básica. Já Tavares era sócio proprietário da Info Educacional, contratada pela Secretaria de Educação para fornecer a escolas públicas de ensino fundamental do Distrito Federal uma “plataforma digital” que, segundo a empresa, “estimularia a aprendizagem colaborativa em ambiente digital”. 

Em sua decisão, Carnacchioni cita a manifestação inicial do Ministério Público, para explicar parte das acusações. “As provas produzidas durante a instrução processual evidenciam que Alexandre Tavares e a Info Educacional concorreram diretamente e se beneficiaram do ato de improbidade praticado pelos demais réus, agentes públicos.”

Em nota, o escritório Catta Preta Advogados Associados, que representa Arruda e José Geraldo Maciel, informa que recebeu a sentença judicial “com irresignação e descontentamento”. “O único elemento de prova utilizado para a condenação ostenta nulidade insuperável decorrente da quebra de cadeia de custódia pela Polícia a permitir a sua demonstrada manipulação”, sustenta a defesa, afirmando que elementos usados para condenar os cinco réus não poderiam ter sido utilizados por ainda não terem sido validados.

“Aluda-se também que o caso concreto cuidava de contratação realizada por meio de licitação e sujeita a todos os regulares controles administrativos”, acrescentou o escritório, justificando a contratação da Info Educacional para fornecer o já citado produto pedagógico. A reportagem ainda não conseguiu contato com os advogados de Durval Barbosa Rodrigues, Adailton Barreto Rodrigues e Alexandre Tavares de Assis.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES