Justiça Eleitoral absolve Elmano Férrer em pedido de cassação

Elmano e o ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) respondiam uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral.

Elmano Férrer. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Elmano Férrer (PTB) continuará no cargo de prefeito de Teresina. A decisão foi tomada na sessão ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral. O processo foi extinto “sem resolução de mérito de uma preliminar em função do ajuizamento depois da eleição”.

Elmano e o ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) respondiam uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral que foi ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral. Eram acusados, como vice e como prefeito, respectivamente, em 2008, de conduta vedada e abuso de poder político e econômico.

Na época, a Prefeitura contratou servidores para a Fundação Municipal de Saúde (FMS) durante período vedado pela legislação eleitoral. A ação pedia a cassação de diplomas e a inelegibilidade.

Na primeira instância a denúncia foi considerada procedente e o diploma de Elmano impugnado. O relator do processo foi o desembargador Jorge da Costa Veloso.

O vereador de Teresina, Décio Solano (PT), também será julgado hoje em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral e uma Ação de Investigação Mandato Eletivo acusado de captação ilícita de sufrágio. A AIME pede a cassação de diploma e inelegibilidade, e a AIJE pede a cassação de registro de diploma e aplicação de multa.

O relator é o juiz Jorge da Costa Veloso. Ainda na terça-feira, o TRE julga uma Ação de Investigação Judicial do município de Canto do Buriti, da 36ª Zona Eleitoral. Rita Melo da Costa e Silva Miranda, candidata a prefeita de Canto do Buriti nas eleições de 2008, foi a autora da ação contra o atual prefeito, Nilmar Valente de Figueiredo, acusado de compra de votos e abuso do poder político e econômico.

O relator do processo é o juiz Sandro Helano. A Corte eleitoral julga também um pedido de revisão eleitoral no município de Domingos Mourão, feito pelo diretório municipal do PSDB, e uma AIJE do município de Coronel José Dias, em que o prefeito José de Alencar Pereira é acusado de abuso de poder político e econômico e compra de votos.

O Ministério Público Eleitoral é o autor da ação que tem como relator o juiz José Acélio Correia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES