Karzai e Abdullah “cantam” vitória na eleição presidencial

Comissão Eleitoral não confirma vantagem para nenhum dos candidatos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Iniciada a apuração que apontará o novo presidente do Afeganistão, após as eleições desta quinta (20), as equipes dos dois principais candidatos cantam vitória antecipada nesta sexta (21). A Comissão Eleitoral afegã, no entanto, não antecipou informações sobre o pleito e tampouco falou em vantagem de algum concorrente, segundo informação de seu porta-voz, Zekria Barakzai.

A lenta apuração dos votos começou ainda na quinta-feira (20), após o fechamento das urnas, mas os resultados preliminares não se tornarão públicos antes de sábado. Assessores de Hamid Karzai, o atual presidente, mostram confiança em vitória ainda no primeiro turno. “Nosso candidato está ganhando. Não é preciso um segundo turno”, assegurou Sediq Sediqqi, porta-voz da campanha eleitoral do líder da situação. “Nossas indicações mostram que nosso candidato está na frente.Podemos prever que nosso candidato terá mais de 50% dos votos, e, portanto, ganhará no primeiro turno”, completou.

A equipe do opositor Abdullah Abdullah também afirma ter a maioria dos votos nas eleições e a vitória nas mãos. “Estamos na melhor situação. Abdullah, por enquanto, tem 62% dos votos, enquanto Karzai tem apenas 32%”, disse o porta-voz da campanha, Fazel Sancharaki. A última pesquisa disponível, do International Republican Institute (IRI), feita antes das votações, previu que Karzai teria 44% e Abdullah, 26%. Se esses índices se confirmarem, haverá necessidade de segundo turno para decidir quem ficará com o poder no país.

Abdullah é médico e ex-ministro de Assuntos Exteriores. O opositor conta com apoio da etnia tajique, a segunda maior do país e concentrada na região norte. Já Karzai é pashtun, etnia majoritária no Afeganistão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES