Kassab reage a ataques do DEM a Ministro e TSE

Demostenes“Na TV Justiça teve a oportunidade de ver o Lewandowski dançando na boquinha da garrafa”

Avalie a matéria:
Ataque do Senador Demostenes Torres a minitro do Supremo. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, reagiu nesta 6ª feira (23.set.2011) aos ataques que recebeu do seu ex-partido, o Democratas, por conta do julgamento do processo de criação do PSD (Partido Social Democrático).

?Diferenças ideológicas, sim. Agressões e desrespeito, não?, declarou Kassab.

Na 5ª feira (22.set.2011) à noite, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) começou a julgar o caso do PSD. O líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), disse ao Blog do Josias de Souza que o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, teve comportamento impróprio. ?Foi a primeira vez que eu vi um ministro de tribunal voltar aos tempos de advogado para defender abertamente a criação de um partido?, afirmou Demóstenes.

E mais: ?Todo mundo que assistiu pela TV Justiça teve a oportunidade de ver o Lewandowski dançando na boquinha da garrafa?. Lewandowski, assim como a relatora do caso, Nancy Andrighi, posicionaram-se a favor da criação do PSD, mas o julgamento foi interrompido por causa de um pedido de vista (post abaixo).

Para Kassab, ?impressiona a falta de compostura de quem ainda não entendeu que cabe a todas as partes apenas aguardar a manifestação da Justiça Eleitoral. As palavras de alguns são totalmente inadequadas para qualquer momento e em especial a este?.

O prefeito também declarou: ?Considero essas declarações uma afronta a um dos mais elementares ícones da democracia, a começar pelo princípio da independência entre os Poderes. Apesar de estarmos certos de nossa conduta no processo de construção do PSD ?feito com todo o respeito aos trâmites da legislação vigente? e de termos enfrentado uma desleal ação dos nossos adversários ?que não mediram esforços para tumultuar a iniciativa de criação do partido? estamos mantendo a serenidade que o país espera de nós. E que tenho certeza esperava de nossos adversários?.

PSD: decisão do TSE fica para 3ª feira

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou para 3ª feira que vem, dia 27 de setembro, a decisão sobre a concessão de registro para o PSD (Partido Social Democrático), nova sigla comandada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (ex-DEM).

Foi um revés para o grupo de Kassab, ainda que parcial e reversível. Três dos 7 ministros do TSE questionaram já tarde da noite nesta 5ª feira (22.set.2011) a forma de coleta de assinaturas e forma como essas assinaturas fora certificadas e enviadas à Justiça Eleitoral.

O ministro Marcelo Ribeiro acabou pedindo vista do processo e prometeu trazer o assunto de volta na 3ª feira que vem.

Se o PSD tivesse conseguido o registro, Kassab e os líderes políticos do PSD planejavam uma festa em Brasília nesta 6ª feira. Agora, tudo fica adiado para a semana que vem.

E qual a chance de o registro sair para o PSD na 3ª feira? É impossível prever com exatidão. Mas deve ser considerado que 2 dos 7 ministros do TSE se posicionaram de maneira favorável a Kassab. Outros 3 apresentaram óbices, mas sem vetar em definitivo o novo partido. E mais 2 não se pronunciaram.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES