Lacerda é eleito prefeito de BH

Leonardo Quintão, do PMDB, tinha 40,85% dos votos (478,1 mil) antes da conclusão da apuração

Marcio Lacerda é eleito prefeito de Belo Horizonte | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O candidato Marcio Lacerda, do PSB, foi eleito prefeito de Belo Horizonte (MG) neste domingo (26), nas apura?es do segundo turno. Com 90,19% das urnas apuradas, ele teve 692,3 mil votos, o equivalente a 59,15%.

Leonardo Quint?o, do PMDB, tinha 40,85% dos votos (478,1 mil) antes da conclus?o da apura??o, segundo dados do TSE.

Marcio Ara?jo de Lacerda nasceu em 22 de janeiro de 1946, em Leopoldina, na Zona da Mata mineira, mas passou a inf?ncia e parte da adolesc?ncia na cidade de Inhapim, no Vale do Rio Doce. Formado em administra??o de empresas, ele ? casado e tem tr?s filhos.

Em 1975, ele criou a empresa Construtel, especializada na constru??o de redes de telefonia. Quatro anos depois, criou uma segunda empresa, a Batik, para a produ??o de equipamentos de telefonia.

Marcio Lacerda foi secret?rio-executivo do Minist?rio da Integra??o Nacional em 2003, na gest? do ministro Ciro Gomes. Entre abril de 2007 e maio de 2008, ele assumiu a gest?o da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econ?mico de Minas Gerais, cargo que deixou para concorrer nas elei?es.

Lacerda exerceu ainda a presid?ncia do Conselho de Industrializa??o de Minas Gerais e dos Conselhos de Administra??o da Companhia Energ?tica de Minas Gerais (Cemig), do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) e do Conselho Estadual de Geologia e Minera??o (Cegem).

O nome de Lacerda como candidato do PSB ? Prefeitura de Belo Horizonte foi costurado em uma alian?a entre o governador mineiro, A?cio Neves (PSDB), e o atual prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT).

No primeiro turno, Lacerda come?ou em posi??o intermedi?ria nas pesquisas de inten?es de voto, mas sua candidatura teve crescimento r?pido ap?s o in?cio do hor?rio eleitoral, em 19 de agosto. Ainda em agosto, segundo o Ibope , ele saltou para a lideran?a nas inten?es de voto.

Na apura??o do primeiro turno, Marcio Lacerda (PSB) obteve 43,59% dos votos v?lidos (549.131), menos de 30 mil votos de vantagem para Leonardo Quint?o (PMDB), que recebeu 519.787 votos (41,26%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES