Legislação não deve ser feita no susto, diz ministro da Justiça

Luiz Paulo Barreto defendeu serenidade na discussão de mudanças

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, defendeu nesta quinta-feira (15) serenidade na discussão de novas legislações. Pressionado a apoiar leis mais duras contra pedófilos após o assassinato de seis jovens em Luziânia (GO), cidade a 70 km de Brasília (DF), o ministro participou de uma audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. As mães dos jovens estiveram presentes.

O pedreiro Adimar Jesus da Silva recebeu em dezembro do ano passado o benefício de regime aberto e, segundo a polícia, dias depois começou a cometer os crimes em Luziânia (GO). O pedreiro estava preso pelo crime de atentado violento ao pudor desde novembro de 2005.

Barreto afirmou que a legislação pode precisar de aprimoramentos, mas não se deve levar pelo clamor do momento. ?Nunca a legislação deve ser feita de susto, deve ser objeto de uma investigação mais profunda dos fatos sociais. Se o fato social evolui, a lei penal também tem que evoluir?.

O ministro afirmou que simplesmente aumentar as penas não é solução. Ele destacou que é preciso discutir as regras de progressão de penas para crimes que envolvam problemas de psicopatia e fazer um acompanhamento constante destes presos. Ele destacou ainda que o monitoramento eletrônico pode ser uma alternativa para se acompanhar estes presos quando eles ganham progressão para regime semi-aberto e aberto.

Barreto destaca que pode ter havido um erro da Justiça por não ter consultado o Infoseg antes de determinar a concessão da progressão de pena a Adimar. O Infoseg é um sistema que reúne dados das secretarias de segurança pública federal e dos estados, como ordens de prisão. O pedreiro tinha contra ele um mandado de prisão preventiva na Bahia por tentativa de assassinato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES