Legislar sobre Poderes, drogas e aborto é papel do Congresso, diz Pacheco

Pacheco diz que cabe ao Legislativo a regulação de políticas antidrogas e sobre aborto.

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco | Jefferson Rudy/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última sessão do Senado no ano, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, fez um balanço dos trabalhos realizados em 2023 e destacou importantes conquistas legislativas. Entre elas, a promulgação da Emenda Constitucional 132, que trata da reforma tributária e foi efetivada nesta quarta-feira (20).

Durante sua fala, Pacheco ressaltou a responsabilidade do Congresso Nacional em legislar sobre temas cruciais, como os limites dos Poderes, aborto e drogas. Ele enfatizou a importância do Poder Legislativo nas discussões sobre questões fundamentais para a sociedade, como a política antidrogas e o aborto, e destacou a necessidade de abordar assuntos como o fim da reeleição no Poder Executivo no Brasil e o limite do Código Eleitoral.

"A Constituição Federal foi concebida pelo Poder Legislativo. Discussões como o fim da reeleição no Poder Executivo no Brasil. Discussões sobre o limite do Código Eleitoral, cabe ao Poder Legislativo fazer. A regulação de políticas que dizem respeito à sociedade, como a política antidrogas e sobre o aborto são típicas de serem decididas pelo Congresso Nacional", disse Pacheco.

O presidente do Senado reafirmou a harmonia entre os Poderes e apontou a relevância das discussões para o aprimoramento do Judiciário. Ele mencionou a aprovação da PEC 8/2021, que limita decisões monocráticas no Supremo Tribunal Federal (STF) e em outros tribunais, como um exemplo de medidas adotadas em 2023. Pacheco também indicou a possível análise da definição de mandatos para ministros do STF como um tema relevante para o próximo ano.

Quanto aos números, foram apresentadas 812 matérias, abrangendo diversas categorias, como propostas de emendas à Constituição, projetos de lei, medidas provisórias e outros. Além da reforma tributária, o presidente destacou outros marcos legislativos, como o Novo Arcabouço Fiscal, a Lei da Igualdade Salarial e a Lei Geral do Esporte.

Pacheco expressou seu reconhecimento pelo esforço coletivo demonstrado nos números apresentados e saudou senadores, servidores da Casa e a atuação da Polícia Legislativa na defesa do Senado em eventos como o ocorrido em 8 de janeiro. (Com informações da Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES