Lei das Cotas pode ser prorrogado por mais 20 anos. Projeto está na Câmara

A Lei de Cotas estabelece que 50% das vagas reservadas para a rede pública devem ser ocupadas por estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo

Lei das Cotas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 3061/22 tem como objetivo ampliar a vigência da Lei de Cotas, criada em 2012, que garante a reserva de metade das vagas de institutos e universidades federais para ex-alunos da rede pública e estabelece critérios específicos para ocupação dessas vagas. 

O projeto, de autoria do ex-deputado Bira do Pindaré (MA), propõe que a lei somente perca sua validade quando verificada a permanência e conclusão de curso dos estudantes beneficiários durante quatro ciclos sucessivos de avaliação, cada um com duração de 5 anos, ampliando assim a vigência mínima da lei para 20 anos.

Lei reserva vagas para alunos de escolas públicas nas universidades (Divulgação UEL)Lei de Cotas estabelece que 50% das vagas reservadas para a rede pública devem ser ocupadas por estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita. Além disso, a lei determina que cada instituição federal de ensino superior preencha as vagas previstas para as escolas públicas por estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e por pessoas com deficiência, no mínimo na proporção dessa população na unidade da Federação onde está instalada a instituição.

O Projeto de Lei 3061/22 também propõe a reserva de 30% das vagas de estágio na administração pública federal para beneficiários da política de cotas, incluindo os quilombolas entre os beneficiários deste programa social. O autor do projeto ressalta que, desde a entrada em vigor da legislação, tem havido dificuldades de monitoramento da trajetória acadêmica dos estudantes beneficiários, bem como a falta de informações específicas sobre os estudantes pretos e pardos, o que justifica a necessidade de ampliar a vigência da lei e aprimorar seu acompanhamento.

A lei atual prevê que o texto seja revisto em 10 anos após sua entrada em vigência, o que levanta discussões sobre a pertinência e eficácia da política de cotas como ação afirmativa para a promoção da igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil. O Projeto de Lei 3061/22 busca, assim, promover uma nova abordagem na revisão da Lei de Cotas, com o objetivo de ampliar sua vigência e aprimorar seu acompanhamento, visando garantir a efetiva inclusão dos estudantes beneficiários nas instituições de ensino superior do país.

A proposta tramita em caráter conclusivo e passará pelas comissões da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Fonte: Agêncic Câmara)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES