Lei que cria cadastro para bloqueio de ligações de telemarketing é aprovada

O deputado Henrique Pires (MDB) é o autor da lei que já existe nos Estados Unidos.

Avalie a matéria:
Deputado Henrique Pires | Thiago Amaral / Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aprovada pela Assembleia Legislativa, a Lei nº 7.762/22 institui o Cadastro para o Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing no Piauí. A iniciativa tem por objetivo impedir que as empresas de telemarketing efetuem ligações telefônicas, não autorizadas, para os usuários inscritos no cadastro.

O deputado Henrique Pires (MDB), autor da lei, explica que a proposta foi inspirada em ação semelhante implantada nos Estados Unidos há alguns anos, denominada "Do not call" e destaca que a proibição não se aplica às entidades filantrópicas que utilizam telemarketing para conseguir doações.

Deputado Henrique Pires é autor do projeto (Thiago Amaral/Alepi)

Os piauienses que não desejarem receber esse tipo de ligação devem se cadastrar no site do Procon-PI, responsável por implantar e gerenciar o cadastro, bem como criar os mecanismos necessários à sua implementação. No ato da inscrição, a pessoa deve fornecer nome, número do RG, CPF, endereço, telefone a ser cadastrado e e-mail.

A partir do trigésimo dia de ingresso do usuário no cadastro, as empresas que prestam serviços de telemarketing não poderão efetuar ligações para os números cadastrados por ele. O descumprimento da medida pode resultar em multa de R$ 10 mil por ligação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES