Lei vai garantir plano de carreira e jornada reduzida para professores

A legislação também garante um piso salarial atrativo e uma progressão que incentive a carreira

Lei beneficia professor | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após um período de tramitação de cinco anos no Congresso Nacional, foi oficialmente sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (17) a Lei 14.817/2024, que estabelece diretrizes fundamentais para a valorização dos professores da rede pública de ensino. Dentre os aspectos abordados pela legislação, destacam-se o plano de carreira, a formação continuada e as condições de trabalho, garantindo uma jornada de 40 horas.

Além de abranger os professores, a lei também engloba outros profissionais "detentores da formação requerida em lei", como aqueles que desempenham funções de suporte pedagógico (diretores, administradores escolares, inspetores, supervisores e orientadores educacionais) e suporte técnico e administrativo (com formação técnica ou superior em área pedagógica).

As diretrizes delineiam a estruturação da carreira desses profissionais, estipulando que o ingresso seja exclusivamente por meio de concurso de provas e títulos. As considerações incluem a possibilidade de progressão funcional periódica e estímulo ao desenvolvimento profissional, levando em conta titulações, formação continuada, avaliação de desempenho e experiência profissional, além da assiduidade.

A legislação também garante um piso salarial atrativo e uma progressão que incentive a carreira, prevendo a consideração de especificidades das redes de ensino e questões como atribuições adicionais e dedicação exclusiva na concessão de gratificações e adicionais.

A jornada de trabalho de 40 horas semanais foi assegurada, com uma parte dedicada a estudos, planejamento e avaliação, além da integração do trabalho individual com a proposta pedagógica da escola. Outras condições estabelecidas incluem um número adequado de estudantes e turmas por profissional, bem como a garantia de um ambiente físico saudável e seguro. Essas medidas representam um avanço significativo na valorização dos profissionais da educação no país. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES