Leonardo Eulálio defende teste do olhinho nas maternidades de Teresina

Vereador diz que teste já é realizado em outras capitais do Brasil e reduz causas de cegueira

Vereador Leonardo Eulálio | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vereador Leonardo Eulálio (PL) defendeu na Câmara Municipal de Teresina, nesta quarta-feira, 1º, a implantação em todas as maternidades da capital do teste de reflexo vermelho, mais conhecido como teste do olhinho.

Segundo o vereador, a implantação do serviço na rede municipal previne as causas de cegueira na infância. "Metade das crianças com cegueira podem ter problema amenizado graças ao simples diagnóstico precoce", explicou.

Vereador Leonardo Eulálio defende a implantação de teste do olhinho nas maternidades de Teresina (Reprodução youtube)

Para o vereador, assim como há luta pela presença de psicólogos na rede municipal para detectar o espectro autismo, é importante instituir a obrigatoriedade do teste do reflexo vermelho nas maternidades, assim como ocorre em outras capitais a exemplo de Florianópolis e Porto Alegre.

"Todas as crianças ao receberem alta da maternidade logo após o nascimento têm que ser submetido ao teste", disse o vereador, destacando que para isso os pediatras seriam treinados com os oftalmologistas e ao ser diagnosticado qualquer alteração ou patologia, a criança seria encaminhada ao especialista de oftalmologia.

Na Câmara, o vereador falou da visita que fez ao hospital do Dirceu e disse que a unidade de saúde não está realizando ultrassonografia e tomografia, que foi uma das causas de emenda parlamentar sua e de mais seis vereadores no valor de R$ 1,6 milhão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES