Levantamento aponta que PMT está inadimplente

A Prefeitura de Teresina está inadimplente. É isso o que diz o levantamento feito pelo deputado estadual Fábio Novo, presidente regional do PT.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina está inadimplente. É isso o que diz o levantamento feito pelo deputado estadual Fábio Novo, presidente regional do PT. As informações obtidas no site do Ministério da Fazenda e no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal -SIAFI, apontam oito irregularidades na PMT, tornando-a em débito com a União. A Fundação Wall Ferraz, a SDU Leste, Fundação Municipal de Saúde e a Empresa Teresinense de Processamento de Dados estariam com dívidas e irregularidades previdenciárias e, por isso, ficam impossibilitados de obter a Certidão Negativa de Débito no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A CND é um documento emitido pela Receita Federal que comprova a inexistência de débitos junto a órgãos públicos. Os municípios que não possuem a Certidão ficam impedidos de assinar convênios. A comprovação junto aos Tribunais de Conta do Estado e da União da aplicação mínima de 25% das receitas municipais na Educação - de acordo com o artigo 212 da Constituição- também não foi registrada, diz o Ministério da Fazenda. O Relatório de Gestão Fiscal deve ser emitido a cada quatro meses. A exigência é da Lei de Responsabilidade Fiscal, nos artigos 54 e 55, e também não estaria sendo cumprida.

O município está ainda inscrito na Dívida Ativa da União, através da Fundação Municipal de Saúde, com o CNPJ 06.554.869/0001-64, e no Cadastro dos Créditos não Quitados ao Setor Público Federal (CADIN). O não recolhimento de impostos federais seria a causa da cobrança, que já está sendo feita pela Receita Federal. A FMS era gerenciada pelo ex-prefeito Firmino Filho e sérá administrada agora pelo ex-reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Pedro Leopoldino, que é um dos diretores do hospital Natan Portela.

O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), é cotado como o principal nome para representar a oposição nas eleições deste ano e já afirmou que anunciará sua saída do cargo no próximo dia 31. Mendes deixará a PMT nas mãos do vice-prefeito, Elmano Ferrer (PTB), e já reiterou que não ficaria nenhuma dívida para o sucessor. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES