Lewandowski indica procurador-geral de SP para comandar a Segurança Pública

Membro do Ministério Público de São Paulo desde 1989, Sarrubbo é o atual procurador-geral de Justiça.

Mario Sarrubbo, vai integrar a gestão de Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, vai integrar a gestão do futuro ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, no governo de Lula (PT). A informação foi confirmada por fontes do UOL que acompanham o processo. Lewandowski havia sondado Sarrubbo para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública na semana passada, durante uma reunião em São Paulo. Segundo o UOL, ele aceitou o convite.

Membro do Ministério Público de São Paulo desde 1989, Sarrubbo é o atual procurador-geral de Justiça, liderando o MP paulista desde 2020, quando foi indicado por João Doria. Em 2022, foi reconduzido por Rodrigo Garcia para um novo mandato de dois anos, encerrando em abril. Para assumir a Secretaria de Segurança Pública, Sarrubbo precisará deixar o MP. Antes do convite para o Ministério da Justiça, ele estava cotado para o STJ, na vaga aberta com a aposentadoria da ministra Laurita Vaz.

Sarrubbo será crucial no enfrentamento do principal desafio de Lewandowski na pasta, pois o ex-ministro do Supremo deve assumir a Justiça após discordar da recriação do Ministério da Segurança Pública, uma área criticada pelo governo petista por pouco avanço.

Além de Sarrubbo, Lewandowski escolheu Manoel Carlos de Almeida Neto como seu número 2. Ex-secretário-geral do STF e do TSE durante a presidência de Lewandowski, ele substituirá Ricardo Cappelli, cujo futuro no governo Lula ainda é incerto. Do atual quadro do Ministério da Justiça, Lewandowski considera manter Wadih Damous, deputado petista e atual titular da Secretaria Nacional do Consumidor.

Com informações do UOL



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES