Lewandowski libera propaganda do governo sobre Olimpíadas

Ministério Público apontava 'marketing político-partidário'

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, derrubou uma decisão da Justiça Federal que proibia o Governo Federal de veicular uma campanha publicitária que promovia a realização das Olimpíadas no Brasil.

As propagandas foram suspensas no último dia 26 de abril por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) a partir de um pedido do Ministério Público Federal em Goiás, que apontava "marketing político-partidário".

No último domingo (1º), o ministro Gilmar Mendes já havia rejeitado pedido semelhante, apresentado pelo partido Solidariedade, liberando crédito de R$ 80 milhões para a publicidades dos Jogos Olímpicos. Na mesma decisão, contudo, ele suspendeu um crédito extra de R$ 100 milhões para a Presidência gastar em publicidade e propaganda do governo.

A decisão de Lewandowski atendeu pedido da Advocacia Geral da União (AGU), que acionou o STF contra a decisão do TRF-1. O órgão argumentou que o governo tem o "poder-dever" de dar a publicidade a ações do interesse da sociedade, dentro do direito à informação.

Em sua decisão, Lewandowski observou que a campanha visa "despertar o sentimento de pertencimento e união dos brasileiros, além de valorizar a nossa identidade cultural".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES