Liana Chaib é empossada como ministra do TST: “Vem brindar a Corte”

Sem discurso, seguindo o rito nas instâncias superiores do Judiciário, a recepção à piauiense foi feita pelo presidente do TST Lelio Bentes, que disse que ela vem 'brindar a Corte com seu conhecimento jurídico'.

Liana Chaib é empossada como ministra do TST | Reprodução/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Bastante emocionada, a jurista Liana Chaib tomou posse nesta sexta-feira, 16 de dezembro, como ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Ela é a primeira piauiense a assumir o posto em 81 anos da criação da Corte.

Tradicionalmente, a posse na instância máxima do Judiciário não conta com discursos. Mesmo assim, o presidente do TST Lelio Bentes Correa descreveu brevemente a trajetória de Liana Chaib, classificando o seu currículo como invejável, incluindo as mais de três décadas de atuação no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª região, no qual foi presidente em duas ocasiões, além da sua carreira no meio acadêmico.

Liana Chaib é empossada como ministra do TST: "Vem brindar a Corte" (Foto: Bárbara Cabral/ TST)

Em entrevista à Rede Meio Norte, a nova ministra agradeceu ao apoio e todo o acolhimento que recebeu na cerimônia. Segundo ela, foi a 'coroação' de sua carreira, mas com um sentimento de responsabilidade pelo trabalho que irá desenvolver no futuro. 

“Eu me sinto muito feliz, muito orgulhosa, muito lisonjeada. Para mim, foi a coroação da minha carreira, mas, ao mesmo tempo, com um sentimento de muita responsabilidade pela frente e pelo trabalho que tenho que desenvolver. Eu acho que, como mulher que sou e como magistrada, cada magistrado leva na sua essência e nas suas decisões, um pouco de si. Um pouco de ser mulher, um pouco de ser nordestina e também não evidentemente esquecendo minha ferramenta, que é a lei. Então, efetivamente, sim, terá um misto de tudo. Eu me sinto muito acolhida. Isso só me envaidece, me orgulha e eu agradeço a todos que estiveram aqui comigo me prestigiando, me acolhendo e eu só tenho de agradecer primeiro a Deus e depois a todos eles. A minha presença significa inspirar aqueles que estão vindo atrás e inspiração é o melhor que a gente pode fazer”, disse. 

Ministra Liana Chaib em entrevista à Rede Meio Norte (Foto: Rede MN)

De acordo com Lelio Bentes, ela 'vem brindar' o TST, lembrando ainda que Liana Chaib será a sétima mulher ministra na atual composição. "Tenho convicção que a ministra Liana Chaib vem brindar essa Corte com o seu vasto conhecimento jurídico", disse.

A posse foi prestigiada por uma série de autoridades, como a ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber; o membro vitalício da OAB Marcus Vinicius Furtado Coelho; os senadores Marcelo Castro e Elmano Férrer (que representou o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco), assim como a deputada federal Margarete Coelho, entre outras.

Numa solenidade marcada pela sensibilidade, Liana Chaib foi condecorada com o Mérito do Judiciário em meio a um pout-porri de belas músicas, como Céu de Santo Amaro e Cajuína.

Liana Chaib é empossada como ministra do TST: "Vem brindar a Corte" (Foto: TST)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES