Licença-maternidade em relação homoafetiva entra em pauta na semana do STF

O processo foi iniciado pelo município de São Bernardo do Campo em oposição a uma decisão que exigia que a cidade concedesse uma licença de 180 dias a uma servidora municipal

Licença-maternidade em relação homoafetiva entra em pauta na semana do STF | Ascom/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (13), o Supremo Tribunal Federal iniciará o julgamento de uma ação que determinará a viabilidade de conceder licença-maternidade a uma mãe não gestante em casos nos quais uma mulher esteja casada com outra mulher que tenha engravidado por inseminação artificial. O julgamento terá repercussão geral, o que significa que sua decisão terá que ser seguida em todos os processos similares em todo o país. 

OPOSIÇÃO A UMA DECISÃO: O processo foi iniciado pelo município de São Bernardo do Campo em oposição a uma decisão que exigia que a cidade concedesse uma licença de 180 dias a uma servidora municipal, cuja parceira engravidou por inseminação artificial. O município argumenta que, nessas circunstâncias, o direito ao afastamento remunerado deve ser restrito apenas à mãe gestante.

MINISTRO LUIZ FUX: O ministro Luiz Fux atua como relator do caso. Em 2019, Fux sugeriu que o caso fosse julgado com repercussão geral, o que implicaria que sua decisão se estenderia a todos os casos similares. Na ocasião, o ministro enfatizou a relevância social, jurídica e econômica da questão, destacando que a licença-maternidade remunerada poderia afetar as despesas públicas com salários. 

Em dezembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) deliberou sobre uma questão relacionada à licença-paternidade. Naquela ocasião, o plenário reconheceu a falta de ação do Congresso Nacional sobre o assunto e ordenou que deputados e senadores promulgassem uma legislação referente ao tema dentro dos próximos 18 meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES