Líder do PMDB disse que o partido vai apoiar CPI para investigar caso Alstom

O líder afirma que no caso do cartel é preciso investigar possível cartel em contratos com recursos federais e cita a Petrobrás.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O líder do PMDB na Câmara e articulador do "blocão" dos partidos descontentes com o governo, Eduardo Cunha (RJ), afirmou nesta terça-feira, 1º, que os deputados de seu partido vão assinar tanto a CPI mista da Petrobrás quanto a que pretende investigar o cartel liderado pela empresa Alstom no setor de energia em São Paulo, proposta pelo PT. O líder afirma que no caso do cartel é preciso investigar possível cartel em contratos com recursos federais e cita a Petrobrás.

"Vamos assinar as duas, até porque a Alstom está dentro da Petrobrás. Todos os geradores de plataforma são da Alstom", disse Eduardo Cunha ao Estado. O líder do Solidariedade, Fernando Francischini (PR), afirmou que o "blocão" todo vai assinar o pedido de investigação da Petrobrás. Além de seu partido, fazem parte do grupo o PMDB de Cunha, PR, PTB e PSC.

Como revelou o Estado nesta terça, o governo já articula a criação de uma CPI para investigar o escândalo envolvendo o cartel de trens e do setor de energia nas gestões do PSDB em São Paulo em resposta a iniciativa da oposição de criar uma CPI da estatal petrolífera. O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) já recolheu 150 assinaturas para a CPI de interesse do Palácio do Planalto. Para criar a CPI mista são necessárias 171 assinaturas na Câmara e 27 no Senado.

"Nós acreditamos que até amanhã acabaremos de coletar as assinaturas na Câmara e aí vamos encaminhar o requerimento ao Senado", disse Teixeira. "O nosso foco é apurar as falcatruas ocorridas no metrô e nos trens de São Paulo nas administrações do PSDB". Parlamentares da base aliada, contudo afirmam que pode virar um "tiro no pé" a intenção do governo de abrir investigação também sobre o cartel de trens em São Paulo, nas gestões do PSDB. Eles destacam que as empresas Alstom e Siemens tem contratos também com o governo federal e as investigações acabariam novamente por atacar as gestões petistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES