Líder quer aprovação do reajuste de aposentado sem pensar no Senado

Líderes governistas no Senado defendem índice de 7,7%

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), quer que os deputados decidam a questão do reajuste das aposentadorias de quem ganha mais de um salário mínimo sem pensar na posição do Senado. A ideia de ?desvincular? a questão nas duas Casas ocorre porque no Senado existe uma resistência maior à proposta do governo. Na tarde desta quinta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode discutir o tema em reunião com a bancada no Senado.

O debate acontece no âmbito de uma medida provisória que reajustou os benefícios em 1º de janeiro em 6,14%. O governo já concordou em elevar este percentual para 7%, valor que Vaccarezza colocou em seu relatório na Câmara. Líderes governistas, no entanto, defendem um reajuste de 7,7%. A resistência maior é no Senado, onde o líder da maior bancada, Renan Calheiros (PMDB-AL), classifica como ?irrelevante? a diferença de R$ 600 milhões que custaria o aumento maior.

A vinculação acontece porque deputados têm medo de ficar com uma imagem ruim perante a opinião pública em um ano eleitoral por dar um aumento menor que o Senado. O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), é um dos maiores defensores desta tese. ?Nós não vamos votar essa questão na Câmara sem estar afinado com a base aliada no Senado?, afirmou Alves nessa quarta (28).

Vaccarezza afirmou que vai procurar Alves para discutir o tema. ?Vou conversar com ele. Nós temos que descolar a decisão da Câmara da decisão do Senado.? O líder do governo na Câmara acredita que na Casa já há maioria para aprovar o percentual defendido pelo Executivo.

Na próxima terça-feira (4), quando está prevista a votação, Vaccarezza deseja realizar encontros de parlamentares com o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, e o secretário-executivo da Fazenda, Nelson Machado, para mostrar aos deputados a impossibilidade de um reajuste maior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES