Exclusivo Liderança de Lula pede a Arthur Lira urgência em projeto do salário mínimo

O projeto prevê a aplicação de um percentual correspondente à taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) a partir de 2024.

Requerimento foi encaminha a Arthur Lira | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma iniciativa liderada pelo deputado federal José Guimarães (PT-CE), o líder do Governo na Câmara, foi protocolado nesta quinta-feira, dia 29 de junho, um requerimento solicitando a tramitação com regime de urgência do Projeto de Lei nº 2.385/2023, que trata da política de valorização do salário mínimo. 

O requerimento foi encaminhado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL). A proposta busca estabelecer as diretrizes para a valorização do salário mínimo a partir de 2024, com reajustes baseados na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado e divulgado pelo IBGE, acumulado nos 12 meses encerrados em novembro do ano anterior ao do reajuste. 

Além disso, o projeto prevê a aplicação de um percentual correspondente à taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) a partir de 2024, para fins de aumento real do salário mínimo. Em casos em que houver taxa negativa de crescimento real do PIB, o reajuste será apenas pela inflação. O texto também estabelece que, em situações de valores decimais, o salário mínimo será arredondado para a unidade inteira imediatamente superior. 

A proposta em questão foi resultado das discussões de um grupo de trabalho composto por diversas pastas da administração pública federal e entidades representativas de trabalhadores. A valorização do salário mínimo é considerada um fator determinante para a qualidade de vida da população brasileira, uma vez que cerca de 70% dos indivíduos auferem até dois salários mínimos, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADC). Além disso, benefícios como pensões, aposentadorias, abono salarial e seguro-desemprego são vinculados ao salário mínimo, impactando milhões de pessoas em todo o país. 

O projeto de lei, caso aprovado, terá impacto fiscal estimado em bilhões de reais para os anos de 2024, 2025 e 2026, conforme a previsão orçamentária. A previsibilidade proporcionada pela proposta visa trazer segurança e sustentabilidade para a economia, uma vez que os reajustes serão baseados em indicadores pré-estabelecidos, auxiliando no controle da inflação. 

A retomada da Política de Valorização do Salário Mínimo é considerada urgente e relevante, visando beneficiar os trabalhadores, aposentados e pensionistas. Com isso, busca-se promover um aumento escalonado e estruturado do poder aquisitivo da população, ao mesmo tempo em que se proporciona previsibilidade aos agentes econômicos, políticos e sociais. 

O Projeto de Lei seguirá para apreciação e votação na Câmara dos Deputados, e caso seja aprovado, entrará em vigor no primeiro dia útil do mês subsequente à data de sua publicação. 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES