Limpar banheiro de grande circulação pode se tornar atividade insalubre

O projeto foi apresentado pela senadora Jussara Lima, do Piauí

Senadora Jussara Lima | Marcos Oliveira/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A senadora Jussara Lima (PSD-PI) apresentou um projeto de lei, o PL 4.534/2023, que está em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e visa incluir a limpeza de banheiros públicos ou coletivos de grande circulação na lista de atividades consideradas insalubres. A proposta busca modificar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), estabelecendo diretrizes para assegurar a segurança e proteção dos trabalhadores envolvidos nessa atividade.

Conforme o projeto, um estabelecimento será considerado de grande circulação quando suas instalações sanitárias estiverem disponíveis para mais de 20 pessoas. Além disso, a proposta ressalta que a limpeza de banheiros públicos ou coletivos de grande circulação não será equiparada à limpeza em residências e escritórios.

A insalubridade, de acordo com a legislação, é determinada pelo grau do agente nocivo, considerando o tipo de atividade desempenhada durante a jornada de trabalho, os limites de tolerância, as taxas de metabolismo e os tempos de exposição. Condições insalubres, acima dos limites estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, conferem um adicional de 40%, 20% ou 10% do salário mínimo ou salário-base.

Na justificação do projeto, a senadora argumenta que os banheiros coletivos públicos, frequentados por um grande número de pessoas diariamente, representam riscos significativos à saúde e integridade física dos profissionais responsáveis pela limpeza. Ela destaca a exposição frequente a agentes biológicos, químicos e físicos, tornando a ocupação "extremamente insalubre" e justificando a necessidade de medidas específicas de proteção e reconhecimento dos direitos trabalhistas desses profissionais.

A senadora observa ainda que a CLT não regulamenta as atividades exercidas em condições insalubres, deixando essa responsabilidade para o Ministério do Trabalho. No entanto, ela destaca que não há proibição para a regulamentação por meio de lei ordinária, como já ocorreu com a normatização das atividades de trabalhadores em motocicletas.

O projeto destaca a Súmula 448 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que já reconhece a necessidade de pagamento de adicional de insalubridade em grau máximo para a higienização de instalações sanitárias de uso público ou coletivo de grande circulação.

Para garantir a segurança dos trabalhadores, o projeto estabelece que o empregador deve fornecer equipamentos de proteção individual adequados à atividade, conforme regulamentação do Ministério do Trabalho e Emprego. Além disso, os profissionais terão direito a treinamentos específicos sobre boas práticas de higiene, manejo de produtos químicos e uso correto dos equipamentos de proteção individual, bem como orientações sobre a utilização adequada dos produtos de desinfecção e sanitização. (Fonte: Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES