Lira indica ex-Funcef e demitido por Dilma para a presidência da Caixa

Nome indicado para a presidência da Caixa faz parte das negociações para atrair o PP e o centrão para a base do governo.

Presidente da Câmara, Arthur Lira | Waldemir Barreto/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), indicou Carlos Antônio Vieira Fernandes, funcionário de carreira, para a presidência da Caixa Econômica Federal, em meio às negociações para atrair o PP e o centrão para a base do governo. No entanto, o martelo ainda não foi batido, e a decisão de Lira foi tomada cerca de 15 dias atrás. A definição final aguarda a volta de Lira a Brasília, após sua viagem à Índia e à China, programada para até 22 de outubro. As informações são da Folhapress.

Carlos Antônio Vieira Fernandes, natural da Paraíba, é um economista que integra os quadros da Caixa, foi diretor-presidente da Funcef (Fundação dos Economiários Federais) e ocupou cargos ministeriais em governos petistas. Ele foi nomeado para a secretaria-executiva do Ministério da Integração Nacional em 2012, quando o PP estava à frente da pasta, com a participação de Arthur Lira na escolha.

Fernandes também atuou nos ministérios das Cidades e da Integração Nacional durante a gestão de Dilma Rousseff, mas foi demitido quando o PP começou a desembarcar do governo durante o processo de impeachment em 2016. Posteriormente, ele presidiu a Funcef na gestão de Michel Temer. A indicação de Fernandes para a presidência da Caixa é vista como uma escolha de alguém com experiência na área, considerando a importância do banco, que é quase equivalente a um ministério.

A negociação para a nomeação de Fernandes faz parte das articulações que levaram à nomeação de André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) como ministros do Esporte e dos Portos e Aeroportos, respectivamente. A troca no comando da Caixa divide opiniões no banco, e a presidente atual, Rita Serrano, tem sido alvo de críticas, especialmente do PT.

A Caixa desempenha um papel crucial no financiamento imobiliário e na gestão do programa Minha Casa, Minha Vida, um dos principais programas sociais do governo. A nomeação de Fernandes aguarda decisões finais e negociações políticas adicionais, incluindo a distribuição das vice-presidências do banco entre diferentes partidos do centrão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES