Lira pressiona Nísia sobre critério da Saúde para distribuição de verbas

O requerimento inclui sete perguntas, nas quais Lira solicita detalhes sobre as regras e se estas se aplicam a emendas

Arthur Lira e envia requerimento solicitando informações para Nísia Trindade sobre transferências de recursos | Sérgio Lima Poder 360 / Fábio Pozzebon Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), apresentou um Requerimento de Informação (RIC) ao Ministério da Saúde na segunda-feira (5), questionando a ministra Nísia Trindade sobre os critérios utilizados na distribuição de verbas da Saúde para os Estados e municípios. 

O requerimento inclui sete perguntas, nas quais Lira solicita detalhes sobre as regras e se estas se aplicam tanto a emendas quanto a transferências. Ele também questiona se os limites para emendas em casos de atenção primária, média e alta complexidade são os mesmos para ambas as rubricas.

Na justificativa do pedido, Lira expressa preocupação com a falta de transparência no sistema de acompanhamento dos recursos do ministério e solicita mais dados.

“Muito embora o sítio eletrônico do Ministério da Saúde disponibilizar relatórios sobre a execução orçamentária, o que se verifica na prática são informações que não permitem uma análise global e individualizada, por Estados e Municípios, para melhor compreensão da distribuição dos recursos federais para o sistema de saúde e atendimento da população”, diz.

Aliados de Lira afirmam que há um viés partidário na distribuição das transferências discricionárias, com um suposto favorecimento de prefeituras do PT.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES