Lira sobre aprovação da reforma tributária: “Hora de darmos um salto”

A reunião de líderes, geralmente realizada às terças-feiras, foi antecipada devido à previsão de sessões em todos os dias da semana.

Lira sobre aprovação da reforma tributária: “Hora de darmos um salto” | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta segunda-feira (3/7), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou os procedimentos que serão adotados ao longo da semana com o objetivo de promover a aprovação das pautas econômicas na Casa.

Durante a reunião antecipada de líderes partidários realizada no domingo à noite (2), os parlamentares definiram como principais prioridades o projeto de lei (PL) referente à reintrodução do voto de confiança no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), as modificações promovidas pelo Senado Federal no marco fiscal e a reforma tributária.

A reunião de líderes, geralmente realizada às terças-feiras, foi antecipada devido à previsão de sessões em todos os dias da semana. Um ato da Mesa Diretora determinou o cancelamento das reuniões das comissões nos próximos dias, com o objetivo de manter o foco na pauta do plenário.

“As bancadas e as frentes parlamentares se dedicarão ao debate dessas três pautas para que, até o final, tenhamos aprovadas as matérias. É chegada a hora de darmos um salto e aprovarmos uma nova legislação tributária que o Brasil merece”, escreveu Lira nas redes sociais.

Na sexta-feira (30/6), o presidente da Câmara, Arthur Lira, teve uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir o cronograma de votações. No entanto, o ministro segue em São Paulo e cancelou todas as suas agendas em Brasília nesta segunda-feira (4) devido ao falecimento de sua mãe, Norma Haddad.

O Projeto de Lei (PL) nº 2.384/2023 é um item que trancará a pauta de votações e deve ser o primeiro a ser votado. Esse projeto propõe a reintrodução do chamado "voto de qualidade" no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). O texto do PL substitui a Medida Provisória (MP) nº 1.160/2023, que foi editada no início do ano, mas perdeu a validade.

A retomada do voto de qualidade no Carf significa que os conselheiros representantes da Fazenda Nacional terão o poder de desempatar as votações a favor da União em disputas tributárias. Desde 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), a legislação estabelecia que, em caso de empate, os contribuintes seriam beneficiados.

Já o Marco Fiscal, representado pelo Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 93/2023, é uma nova proposta do governo Lula (PT) para o controle de gastos. O objetivo do Executivo é aumentar a capacidade de investimento sem aumentar a dívida pública. O texto do Marco Fiscal foi aprovado pelo Senado na última semana, mas devido às alterações feitas pelo relator Omar Aziz (PSD-AM), precisará retornar à Câmara dos Deputados para nova análise e votação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES