Lira vai convocar líderes para discutir tributação sobre incentivos fiscais

Arthur Lira propôs ao ministro Haddad que participe de uma reunião com o Colégio de Líderes.

Arthur Lira | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), garantiu, nesta segunda-feira (6), que vai convocar uma reunião entre líderes partidários e a equipe econômica do governo para debater as propostas do Poder Executivo relacionadas à tributação sobre incentivos fiscais. Lira fez esse anúncio durante um evento promovido pelo banco BTG Pactual em São Paulo, que tratou das perspectivas para o ano de 2024.

Antes de sua fala, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu a Medida Provisória 1185/23, que tem como objetivo aumentar as receitas do governo. O presidente da Câmara afirmou que a discussão sobre a MP 1185 deve ser aprofundada durante a semana, mas destacou que enfrenta resistência por parte de parlamentares e empresários nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, e que ainda não há um consenso sobre o mérito da medida.

Arthur Lira propôs ao ministro Haddad que participe de uma reunião com o Colégio de Líderes, seguindo uma abordagem de transparência, semelhante ao que foi feito em outras ocasiões, como na transição de governo, no novo arcabouço fiscal e na reforma tributária, a fim de esclarecer as propostas. Ele enfatizou a necessidade de encontrar um texto que seja equilibrado, atendendo às necessidades do governo sem prejudicar os direitos adquiridos e sem causar danos aos estados e empresários que fizeram investimentos.

A Medida Provisória 1185/23 trata da tributação de subvenções concedidas pelo poder público para atrair empresas e promover empreendimentos, como incentivos fiscais relacionados ao ICMS, criados por estados e pelo Distrito Federal. Além disso, o Projeto de Lei 5129/23, também do Poder Executivo, aborda o tratamento dessas subvenções, seguindo uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determina a inclusão de créditos fiscais na base de cálculo de tributos federais, como o IRPJ e a CSLL.

O governo argumenta que essas medidas são necessárias para garantir a arrecadação da União e cumprir as metas fiscais. A MP 1185/23 perderá a vigência em fevereiro, e o PL 5129/23 é considerado uma alternativa.

Durante o evento em São Paulo, o presidente da Câmara também destacou que não há margem para alterações nas metas fiscais aprovadas pelo Congresso Nacional para os próximos anos, mesmo diante de possíveis dificuldades. Ele criticou a ênfase dada pelo governo em aumentar as receitas e sugeriu a votação da reforma administrativa (PEC 32/20) como uma forma de promover ajustes nas despesas.

Arthur Lira ressaltou a importância da votação das propostas de leis orçamentárias para 2024 (LDO e LOA) até dezembro e considerou isso como algo fundamental para o progresso das ações já em andamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES