Litígio entre Piauí e Ceará: Gil Carlos requer audiência sobre disputa

Os dois estados disputam uma área de terras que fica na Serra da Ibiapaba e envolve 13 municípios cearenses e oito piauienses.

Litígio entre Piauí e Ceará: Gil Carlos requer audiência sobre disputa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um requerimento de autoria do deputado estadual Dr. Gil Carlos (PT) foi lido e aprovado no plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (29), requerendo a realização de audiência pública junto à Comissão Estadual de Assuntos Territoriais para discutir a disputa de território entre os estados do Piauí e Ceará. O litígio secular, iniciado em 1758, entre o Piauí e o Ceará permanece até hoje. 

Os dois estados disputam uma área de terras que fica na Serra da Ibiapaba e envolve 13 municípios cearenses e oito piauienses. Ao todo, são quase 3 mil quilômetros quadrados de terras e cerca de 25 mil pessoas envolvidas no imbróglio.

“Essa disputa é muito importante por ter um grande impacto tanto para o Piauí quanto para o Ceará. Dada a sua importância, ontem o governador Rafael Fonteles instituiu, por meio de decreto publicado no Diário Oficial, um Grupo de Trabalho para acompanhamento da disputa territorial entre Ceará e Piauí. Mas, é necessário que esta Casa discuta com mais transparência, para dar mais conhecimento aos piauienses, sobre essa grande questão que interessa a todos nós”, explicou o deputado Gil Carlos.

“A intenção não é de provocar algum desentendimento ou alguma expressão negativa diante dos fatos. Ao contrário, precisamos nos posicionar de maneira diplomática e fundamentada em princípios técnicos e jurídicos para fazer frente ao Supremo Tribunal Federal no momento certo de solucionar esse problema”, acrescentou o parlamentar.

Em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF), a ação cível originária que trata do litígio (ACO 1831/PI) foi movida pelo Estado do Piauí em 2011 e disputa parte dos territórios de 13 municípios cearenses: Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús, abrangendo mais de 245 mil cearenses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES