Luiz Carlos Hauly toma posse na Câmara Federal no lugar de Dallagnol

Deputado assume seu oitavo mandato e disse que vem para somar.

Luiz Carlso Hauly tomou posse no lugar de Deltan Dallagnol | Reprodução TV Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi empossado nesta terça-feira, 13, na Câmara Federal o deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos - PR). Ele assume o lugar que era de Deltan Dallagnol, que teve o mandado cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e confirmado pela Câmara dos Deputados. Hauly foi empossado pelo deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP), que presidiu a sessão.

Após assumir o compromisso regimental, o deputado empossado agradeceu a Deus por estar novamente de volta à Casa. Ele conquistou a vaga depois que o Supremo Tribunal Federal decidiu que a vaga deveria ficar com o Podemos. Primeiro, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) acordou que a cadeira de Deltan deveria ficar com o deputado Itamar Paim (PL-PR). Como nenhum outro deputado do Podemos chegou a 10% do quociente eleitoral, o tribunal entendeu que a vaga era do PL.

Deltan Dallagnol perdeu o mandato por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Mesa Diretora da Câmara confirmou a perda do mandato na última semana. Num recurso apresentado pelo Podemos ao STF, o ministro Dias Toffoli concedeu uma decisão liminar revendo a decisão do TRE-PR e manteve a vaga com o Podemos, determinando que Hauly fosse empossado no lugar.

No seu discurso de posse, o deputado Luiz Carlos Hauly esclareceu que veio apra somar e declarou que sua missão e da Câmara é olhar a necessidade do povo e as brigas de cunho ideológico não levam a lugar nenhum. Não são produtivas. Ele defendeu o Podemos, do qual é filiado, e foi enfático ao afirmar que apoia o governo quando estiver um bom projeto. A sigla se define como independente ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Nós somos de oposição, não somos governo. Mas se o governo tiver um projeto bom, nós temos que estar com ele. Não cabe a nós, neste momento, criar outras situações divisionistas. É isso que eu quero dizer. Essa é minha conduta ontem, hoje e sempre", declarou, defendendo mudanças e as reformas tributária e eleitoral.

Hauly, que é economista, chega à Câmara Federal para o seu oitavo mandato. A primeira vez que ocupou uma cadeira no Congresso Nacional foi em 1991. Em seu estado, ele foi secretário de Fazenda por duas vezes. Mesmo sem mandato, o político ficou por perto das articulações no Congresso Nacional e esteve diversas vezes no Legislativo em debates sobre a reforma tributária. 

Com 72 anos, Hauly  nasceu em Cambé, região norte do Paraná. É professor, profissional de educação física, economista e político. Foi vereador e prefeito da cidade, localizada a 400 quilômetros de Curitiba. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES