Luizianne Lins ganharia no 1º turno em FOR

Luizianne Lins (PT) estaria reeleita para um novo mandato de 4 anos se as eleições fossem hoje

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Luizianne Lins (PT) estaria reeleita para um novo mandato de 4 anos se as elei?es fossem realizadas hoje, segundo os n?meros apresentados pelo Ibope, na pesquisa contratada pela TV Verdes Mares. O relat?rio feito pelo Instituto confirma o aumento das inten?es de voto em favor da prefeita e um quadro oposto em rela??o aos dois outros candidatos melhor situado: Moroni Torgan (DEM) e Patr?cia Saboya (PDT). Os demais candidatos est?o com chances m?nimas.

Ainda aparece nesta pesquisa o nome de Luiz Gast?o, que renunciou sua candidatura na ?ltima segunda-feira, quando os pesquisadores j? estavam fazendo as entrevistas.

? De acordo com os n?meros desta sondagem, realizada entre os dias 21 e 23 deste m?s com 805 eleitores, Luizianne Lins apresenta uma vantagem de 30 pontos percentuais contra seu principal advers?rio, Moroni Torgan (DEM) que, por sua vez, continua tecnicamente empatado com Patr?cia Saboya (PDT), hoje com 16% da prefer?ncia do eleitorado da Capital cearense. Luizianne, hoje, tem 9% a mais do que a soma dos seus advers?rios, aumentando assim suas chances de reelei??o no primeiro turno.

A pesquisa registrada no cart?rio eleitoral da 116? Zona Eleitoral de Fortaleza sob o n?mero 104541/2008. Esses resultados representam a manuten??o das principais tend?ncias verificadas na rodada passada da pesquisa, realizada no in?cio deste m?s , ou seja, de crescimento da inten??o de voto de Luizianne. Assim como na rodada anterior, as inten?es de voto de Patr?cia ficam est?veis, bem como dos demais candidatos que se encontram em patamares mais baixos. Nesta rodada, 5% dos eleitores est?o indecisos e outros 3% declaram a inten??o de votar em branco ou anular o voto.

Na pesquisa estimulada, Luizianne Lins (PT) aparece com 50% das inten?es de voto contra 20% de Moroni Torgan (DEM) e 16% de Patr?cia Saboya (PDT). Como a margem de erro da sondagem ? de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, o Instituto aponta empate t?cnico entre Moroni e Patr?cia.

Nesta? rodada, Renato Roseno (PSOL) aparece com 2% das inten?es de voto. Adahil Barreto (PR), Aguiar J?nior (PTC), Carlos Vasconcelos (PCB), Luiz Gast?o (PPS) e Pastor Neto Nunes (PSC) figuram com 1% ou menos. 5% dos eleitores est?o indecisos e outros 3% declararam inten??o de votar em branco ou anular o voto (antes eram 3% e 4%).

Espont?nea

Na pesquisa espont?nea, as inten?es de voto de Luizianne Lins chegam a 45% (6 pontos percentuais a mais que na rodada passada), enquanto as de seus advers?rios ficam est?veis no per?odo: Moroni Torgan figura com 17% e Patr?cia Saboya tem 13% das men?es espont?neas dos eleitores da Capital cearense. Ainda na mesma, 18% dos entrevistados declaram-se indecisos ou preferem n?o responder sobre suas inten?es de voto (contra 21% registrados no in?cio do m?s que, por sua vez, resultavam de um decr?scimo de 31 pontos percentuais neste indicador desde o in?cio do acompanhamento do cen?rio eleitoral do Munic?pio pelo Ibope, no in?cio de agosto. Assim como na estimulada, os seis demais postulantes ? Prefeitura de Fortaleza ficam est?veis em um patamar inferior aos tr?s primeiros colocados.

De uma maneira geral, a evolu??o dos candidatos entre as duas rodadas da pesquisa ? marcada pela homogeneidade, sendo que os destaques significativos entre os segmentos demogr?ficos analisados s?o os seguintes: Luizianne melhora seu desempenho entre os homens, j? que a inten??o de voto passa de 43% para 51%. Outro crescimento significativo da petista se d? entre os eleitores com idade entre 40 e 49 anos, segmento no qual sua inten??o de voto passa a ser 54% (8 pontos a mais que na rodada passada). Lins atinge a mesma inten??o de voto (54%) entre os eleitores com rendimento familiar de 2 a 5 sal?rios m?nimos (eram 48% na ?ltima rodada). Por escolaridade, sua inten??o de voto cresce no segmento de 5? a 8? s?rie do Ensino Fundamental de 51% para 55%.

Por sua vez, Moroni experimenta os maiores decr?scimos em sua inten??o de voto nos segmentos dos eleitores de 40 a 49 anos de idade (cai de 25% para 16%) e dos com escolaridade m?dia (passa de 24% para 17%). No entanto, o democrata apresenta crescimento entre os eleitores de 5? a 8 ? s?rie (24% a 21%) e na faixa et?ria dos votantes de 30 aos 39 anos (17% para 24%).

Patr?cia tem um desempenho mais homog?neo, sendo que se destaca apenas o decr?scimo de 6 pontos percentuais (18% para 12%) sofrido pela candidata no segmento et?rio de 30 aos 39 anos.

Ap?s decr?scimo significativo de 13 pontos, ocorrido entre as duas rodadas anteriores da pesquisa (a de 18 de agosto e 8 de setembro), o n?vel de rejei??o de Luizianne se estabiliza nesta rodada e atinge 21% das men?es dos entrevistados, voltando a ser um dos menores verificados entre os candidatos. Os ?ndices de seus principais advers?rios tamb?m ficam est?veis em patamares que variam entre 18% de Patr?cia e 30% de Moroni.

2? turno

Assim como na ?ltima rodada da pesquisa, Luizianne Lins mant?m a lideran?a nas simula?es de 2? turno contra seus dois principais advers?rios nesta disputa. Nesta sondagem, a petista tem 60% contra 33% do democrata. Contra a pedetista, os n?meros apontam 58% a 34% para Lins. Entre Patr?cia e Moroni, a vit?ria seria da primeira por 46% a 37%.

Nesta rodada, a expectativa de que Luizianne Lins ser? reeleita ? compartilhada por expressivos 75% do eleitorado de Fortaleza (eram 66% na rodada passada). Apenas 8% acreditam em vit?ria de Moroni Torgan (eram 13%) e 6% citam Patr?cia (antes eram 10%). A administra??o da prefeita Luizianne Lins segue sendo bem avaliada pelo eleitorado, j? que 5% dos entrevistados a classificam como ?tima/boa, 36% como regular e 12% a consideram ruim/p?ssima. A sondagem anterior apontava, respectivamente, 53%, 34% e 12%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES