Lula anuncia Ferrovia Oeste-Leste como primeira obra do novo PAC

Trecho anunciado nesta segunda-feira (3) ligará Caetité, no sudoeste baiano, a Ilhéus – cidade na região sul da Bahia.

Lula anuncia Ferrovia Oeste-Leste como 1ª obra do novo PAC | Reprodução/TV Santa Cruz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o início da primeira etapa das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Essa fase inicial terá como objetivo a ligação entre as cidades de Caetité, localizada no sudoeste baiano, e Ilhéus, situada na região sul da Bahia. A cerimônia para marcar o início da construção ocorreu em Ilhéus.

A construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) faz parte do novo Plano Anual de Contratações (PAC). O primeiro trecho da FIOL terá uma extensão de 537 quilômetros e atravessará 19 municípios. Estima-se que a obra irá gerar 1.200 empregos. A responsabilidade pela construção será da empresa BAMIN, que arrematou a concessão da obra em um leilão.

A empresa BAMIN estabeleceu um prazo para a conclusão desta etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) até 2027. No entanto, durante a cerimônia de início da construção, o presidente Lula solicitou que haja celeridade na entrega da obra, demonstrando o interesse em acelerar o processo de construção e conclusão do projeto.

"Eu quero fazer um pedido aos empresários: vocês têm que entregar a ferrovia antes do dia 31 de dezembro de 2026. Façam um pouco de hora extra, trabalhem no final de semana, se for necessário, para que a gente possa inaugurar logo. Senão, a gente corre o risco de uma outra 'coisa ruim' voltar nesse país, e ela [FIOL] ficar parada outra vez, então vamos tratar de inaugurar logo essa obra".

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) será composta por três trechos, totalizando uma extensão de 1.527 quilômetros. A ferrovia terá como objetivo conectar o futuro Porto de Ilhéus, localizado na Bahia, à cidade de Figueirópolis, no estado do Tocantins, estabelecendo uma ligação com a Ferrovia Norte-Sul.

A FIOL funcionará como um corredor estratégico para o transporte de grandes quantidades de minério proveniente da região sul da Bahia, além de grãos da região oeste. Estima-se que, quando estiver operando plenamente, a ferrovia poderá reduzir as emissões de gases do efeito estufa em até 86%, em comparação com os modais de transporte tradicionais utilizados atualmente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES