Lula assina decreto que autoriza o Brasil a comprar energia da Venezuela

Presidente está em Parintins, no Amazonas, para relançar o programa Luz para Todos.

Lula assina decreto que autoriza o Brasil a comprar energia da Venezuela | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira, 4 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou em uma viagem com destino ao estado do Amazonas, onde irá reestabelecer o programa "Luz para Todos". Dentro desse contexto,  Lula está programado para rubricar um decreto que concede autorização ao Brasil para a importação de energia elétrica proveniente de nações limítrofes, durante o evento.

A ação é essencial para viabilizar a retomada da aquisição de energia proveniente da hidrelétrica de Guri, localizada na Venezuela. Anteriormente, esse tipo de importação era realizada pelo estado de Roraima, que permanece como o único ainda não integrado ao Sistema Interligado Nacional.

Tal sistema consiste em uma rede de linhas de transmissão elétrica que conecta todos os demais estados do Brasil. A compra da energia venezuelana, no entanto, foi suspensa durante o governo de Jair Bolsonaro. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse em entrevista à GloboNews que parar de importar energia dos vizinhos venezuelanos foi uma decisão ideológica do governo Bolsonaro.

“Uma decisão distorcida do interesse público deixou de comprar essa energia de Guri e passou a comprar energia de três usinas: duas a gás e uma a óleo, colocando mais de 40 caminhões por dia na BR-174 levando óleo diesel até a usina”, disse o ministro.

O recém-emitido decreto estipula a formulação de diretrizes nacionais visando à "integração eletroenergética com nações parceiras". Esta ação se faz imperativa, conforme Silveira alega, para viabilizar a renovação da linha de transmissão que interliga a Venezuela ao território brasileiro.

O texto diz ainda que a compra de energia elétrica precisa ser aprovada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, após manifestação do Operador Nacional do Sistema Elétrico e da deliberação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico quando ao preço e à quantidade a ser importada.

Durante o evento em Parintins, Lula também vai assinar uma ordem de serviço para o início das obras do chamado Linhão do Tucuruí, uma linha de transmissão que vai ligar Manaus a Boa Vista e conectar Roraima ao Sistema Interligado Nacional. A obra é pedida há anos pelo governo de Roraima, que sofre frequentemente com a falta de energia, mas nunca saiu do papel.

Um dos principais entraves para a obra é que o linhão vai cortar a terra indígena Waimiri-Atroari, povo que quase foi dizimado durante a construção da BR-174, na década de 1960, chegando a ter 374 indígenas. Hoje, a população Waimiri-Atroari passa de 2.500 pessoas vivendo em 84 aldeias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES