Lula busca acelerar acordo entre Mercosul e União Europeia

O presidente Lula também discutiu recentemente o assunto com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez

Lula ligou para von der Leyen | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a vitória do candidato de direita Javier Milei na Argentina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), fez, nesta segunda-feira, 20, contato com a presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen. O objetivo do contato seria acelerar as negociações para a conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que, segundo informações do Poder360, estaria próximo de ser finalizado.

Apesar de negar qualquer conexão entre o telefonema e a vitória de Milei, que anteriormente expressou hesitação em aderir ao acordo, o governo brasileiro sustenta que a conclusão do acordo até o final do ano sempre foi uma meta. O Planalto enfatizou que a conversa de cerca de meia hora "deu seguimento à reunião que mantiveram na Cúpula do G20, em Nova Delhi, e tratou do andamento da negociação do acordo entre Mercosul e União Europeia".

De acordo com a nota divulgada às 17h53, o governo brasileiro, atualmente ocupando a presidência do Mercosul até 7 de dezembro, tem mantido discussões com a União Europeia sobre os pontos finais do acordo. O presidente Lula também discutiu recentemente o assunto com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, que ocupa a presidência rotativa do bloco europeu.

“O governo brasileiro ocupa a presidência do Mercosul até o dia 7 de dezembro, e tem discutido com a União Europeia os pontos finais do acordo entre os dois blocos. O presidente Lula conversou recentemente sobre o tema com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, que ocupa a presidência rotativa do bloco europeu”, afirmou em nota.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, esclareceu que Lula não ligou para Milei e que cabe ao presidente eleito da Argentina entrar em contato com o brasileiro, destacando que é necessário um pedido de desculpas, pois Milei teria ofendido o petista "gratuitamente".

Em setembro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia expressado preocupação, sugerindo que um resultado eleitoral "exótico" na Argentina poderia impedir a concretização do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Lula, por sua vez, havia estabelecido um prazo até o final deste ano para a assinatura do acordo, e agora, com a proximidade da presidência rotativa do Paraguai no Mercosul, o presidente Paraguaio Santiago Peña indicou que não conduzirá as negociações se nada estiver firmado até o início de dezembro.

Embora haja divergências, especialmente relacionadas a novas exigências ambientais por parte da União Europeia, e preocupações de Lula sobre efeitos extraterritoriais de uma lei anti-desmatamento aprovada pela UE, as fontes indicam que as negociações estão próximas de uma conclusão, justificando esforços contínuos até o final do ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES