Lula chega aos Estados Unidos para encontro com Joe Biden

O presidente Lula chegou às 16h48 (18h48 em Brasília) e foi direto à Blair House, onde ficará hospedado com sua comitiva.

ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva, Lula desembarca em Washington, | Ricardo Stuckert/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na tarde desta quinta-feira em Washington, capital dos Estados Unidos. Na sexta, ele se encontrará com o presidente Joe Biden. 

Ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva, Lula desembarca em Washington, Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

 O brasileiro chegou às 16h48 (18h48 em Brasília) e foi direto à Blair House, onde ficará hospedado com sua comitiva. A escolha do local, que fica a menos de 200 metros da Casa Branca, está ligado a questões de segurança,  

Inicialmente, o petista resistiu em ficar na hospedagem, mas o fato de o local contar com um aparato forte de segurança do serviço secreto americano fez com que ele mudasse de idéia. 

A Blair House fica praticamente em frente à Casa Branca e, segundo o governo brasileiro, vai funcionar como uma espécie de "embaixada" em termos de segurança e infraestrutura. 

Embora Brasília reconheça que há risco de protestos e atos de bolsonaristas, integrantes da comitiva afirmam que não foi identificado nenhum risco relevante. Há também convocações na internet para atos de apoio a Lula.

O encontro entre Biden e Lula está previsto para as 15h30 (17h30 em Brasília) de sexta-feira. Eles se reúnem pouco mais de um mês depois que bolsonaristas radicais invadiram e depredaram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal em Brasília, pedindo intervenção militar. 

Os atos brasileiros têm inspiração na invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, quando apoiadores do ex-presidente Donald Trump tentaram impedir a posse de Biden. As ameaças à democracia nos dois países é tema de destaque da agenda de ambos os líderes. Desde que Lula foi eleito, em outubro de 2022, o americano telefonou algumas vezes para seu contraparte brasileiro e condenou publicamente os atos golpistas.

Na sequência do encontro bilateral, haverá uma reunião estendida com participação da comitiva presidencial e seus contrapartes americanos. 

Na comitiva de Lula estao os ministros Anielle Franco (Direitos Humanos), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente) e Mauro Vieira (Relações Exteriores). Além deles, o secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Márcio Elias Rosa, o assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência, Celso Amorim, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner. 

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, também acompanha Lula e deverá ter uma conversa privada com a primeira-dama americana, Jill Biden, enquanto os presidentes conversam no Salão Oval.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES