Lula confirma Cristiano Zanin ao STF: 'Se transformará num grande ministro'

Cristiano Zanin será indicado por Lula para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano

Pacheco confirma que Lula indicará advogado Cristiano Zanin para o STF | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (1º), o presidente Lula (PT) anunciou que irá indicar o advogado Cristiano Zanin para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A formalização da indicação será feita por meio da publicação no Diário Oficial da União ainda hoje.

"Eu acho que todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin, não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas simplesmente porque eu acho que o Zanin se transformará num grande ministro da Suprema Corte desse país", declarou Lula à TV Globo.

Quem também comentou sobre a indicação foi o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que se reuniu ontem com Zanin. Questionado se avalia que Zanin é um bom nome para a Supremo Corte, Pacheco respondeu que sim. “Alguém que reúne condições e têm os predicados para ser ministro do Supremo Tribunal Federal e essa é uma avaliação, obviamente, que o colegiado do Senado terá a oportunidade de fazer”, afirmou Pacheco.  

“Me encontrei ontem com Cristiano Zanin. Ele será o indicado pelo presidente da República para vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. Essa mensagem deve chegar hoje ao Senado e, chegando, vamos encaminhar à Comissão de Constituição e Justiça. Já conversei com o presidente Davi Alcolumbre que dará andamento à mensagem na CCJ”, afirmou o parlamentar.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre, deverá indicar um relator encarregado de apresentar o parecer sobre o indicado. Posteriormente, será agendada uma data para a sabatina de Zanin na CCJ, assim como para a votação do parecer do relator. 

Após ser aprovado na CCJ, o tema será prontamente colocado na pauta do plenário do Senado, conforme afirmou Pacheco. O parlamentar ressaltou que nada impedirá o andamento no Senado. Para obter a vaga no Supremo, o advogado Cristiano Zanin necessita do apoio de 41 dos 81 senadores da República. 

Cristiano Zanin será indicado por Lula para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano. Zanin alcançou reconhecimento tanto nacional quanto internacional ao atuar como advogado de defesa do presidente Lula durante a Operação Lava Jato. 

Foi a partir de um processo encabeçado por Cristiano Zanin que a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas reconheceu que a prisão de Lula, em 2018, violou o devido processo legal e que, por isso, a proibição para ele participar da eleição daquele ano violou os direitos políticos do atual presidente. 

(Com informações da Agência Brasil) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES