Lula convida Volodymyr Zelensky para reunião em Nova York

Governo brasileiro ofereceu duas datas possíveis para um encontro bilateral entre os presidentes do Brasil e da Ucrânia.

Lula convida Zelensky para reunião em Nova York | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estendeu um convite ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para um encontro presencial durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. A confirmação veio através do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), que faz parte da comitiva de Lula nos Estados Unidos.

Conforme relatado pelo senador, o Itamaraty ofereceu duas opções de agenda a Zelensky: segunda-feira (18) ou terça-feira (19). Nessas datas, Lula também está programado para se reunir com outras lideranças estrangeiras.

Até o momento, o governo ucraniano não confirmou a participação de Volodymyr Zelensky. Para um veículo da TV Globo, uma autoridade da Ucrânia declarou que o encontro ainda está sendo avaliado e que "tudo dependerá da agenda dos dois líderes".

Lula e Zelensky nunca se reuniram a sós presencialmente. Os líderes do Brasil e da Ucrânia chegaram a conversar por telefone em março. Em maio, o ucraniano tentou se encontrar com Lula durante a cúpula do G7 no Japão, mas o governo brasileiro alegou que problemas de agenda impediram a reunião.

O convite do governo brasileiro a Zelensky ocorre em um momento de críticas a declarações de Lula sobre a possibilidade de receber o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Brasil, durante a cúpula do G20 no Rio de Janeiro, marcada para novembro de 2024. A um canal indiano, o petista disse que convidaria Putin e que o presidente russo não seria preso se viajasse ao Brasil.

O líder russo poderia ser preso em razão de mandados de prisão que foram emitidos contra ele pelo Tribunal Penal Internacional (TPI). O Brasil é signatário do acordo, o que prevê o cumprimento de mandados expedidos pela Corte. Na última segunda (16), Lula mudou o tom e disse que a Justiça decidirá sobre uma eventual prisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES