Lula critica Campos Neto e diz que 'história julgará' os juros altos

Manutenção se deu em meio a turbulências no sistema bancário global e críticas recorrentes de Lula e aliados ao atual nível da taxa de juros.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (23) que a "história julgará" as decisões do Banco Central de manter a taxa de juros em 13,75%.

"Como presidente da República não posso ficar criticando cada relatório do Copom. Eles que paguem o preço do que estão fazendo. A história julgará cada um de nós."

Lula critica Campos Neto e diz que 'história julgará' os juros altos | Foto: Evarito SA / AFP

Ele defendeu que o Senado adote medidas para que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto -a quem chamou de "esse cidadão"-, se preocupe com o emprego e a renda no país.

"Quem tem que cuidar do Campos Neto é o Senado que o indicou. Ele não foi eleito pelo povo, nem pelo presidente. Ele foi indicado pelo Senado. Se esse cidadão quiser, ele não precisa nem conversar comigo. Ele só tem que cumprir a lei que estabeleceu a autonomia do Banco Central. Ele precisa cuidar da política monetária, mas também do emprego, inflação e da renda do povo."

O mandato do Banco Central no Brasil, porém, se limita a manter a inflação na meta, e não inclui a taxa de desemprego. Questionado se Campos Neto estava cumprindo esse papel, Lula respondeu: "Não está fazendo. Todo mundo sabe que ele não está fazendo. Se estivesse fazendo, não estava reclamando. Eu sou bobo de reclamar?"

A declarações foram dadas durante visita do presidente ao Complexo Naval de Itaguaí, onde é desenvolvido o programa do submarino nuclear da Marinha.

"Precisamos encontrar caminhos para que a economia brasileira cresça além da normalidade que todo mundo fala. Ninguém aguenta esse país, a cada 45 dias, uma parte fica defendendo a taxa de juros alto e outra parte criticando", disse ele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES