Lula critica direitos de veto na ONU e 'falência' de órgãos internacionais

Lula disse que tragédias humanitárias evidenciam a “falência” das instituições internacionais.

Lula critica direitos de veto na ONU e 'falência' de órgãos internacionais | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Lula (PT) discursou nesta sexta-feira (17) no encerramento da segunda cúpula virtual "Vozes do Sul Global". O evento foi fechado. Lula disse que tragédias humanitárias evidenciam a "falência" das instituições internacionais.

"Por não refletirem a realidade atual, elas perderam efetividade e credibilidade. Em seu mandato no Conselho de Segurança da ONU, o Brasil tem trabalhado incansavelmente pela paz. Mas as soluções são reiteradamente frustradas pelo direito de veto".

Precisamos resgatar a confiança no multilateralismo. Precisamos recuperar nossas melhores tradições humanistas. Nada justifica que as principais vítimas dos conflitos sejam mulheres e crianças.

EUA vetaram proposta do Brasil sobre paz

Com um veto dos EUA, o Conselho de Segurança da ONU não conseguiu aprovar, no mês passado, a resolução costurada pelo Brasil. O texto propunha que uma pausa humanitária fosse estabelecida na Faixa de Gaza para socorrer milhares de civis.

Na quarta-feira, um texto proposto por Malta que foca na situação das crianças e acabou obtendo os votos suficientes. Com isso, o Conselho de Segurança da ONU conseguiu chegar a um acordo para pedir uma pausa humanitária em Gaza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES