Lula defende Macron após falas contra união com o Mercosul “direito dele”

Lula esteve reunido com o presidente francês pela manhã, logo em seguida ele disparou contra a união, que já é discutida há pelo menos 20 anos

Lula defende Macron após falas contra união com o Mercosul "direito dele" | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu as falas do presidente da França, Emmanoel Macron, contra o tratado de livre comércio entre o conglomerado de países do Mercosul e União Europeia. De acordo com Lula, em entrevista a jornalistas neste sábado (02) cada país tem o direito de se posicionar.

Ele destacou, entretanto, que a fala de Macron não reflete a visão da União Europeia. Segundo o presidente, a França é uma nação difícil de fechar acordos, principalmente por conta de uma posição "mais protecionista". 

"É um direito dele. Cada país tem o direito de ter uma posição. Eu acho que é um direito dele ser contra. O Macron sempre foi, a França sempre foi o país mais duro para fazer acordo, porque a França é o país mais protecionista. Não é a mesma posição que a União Europeia, que pensa outra coisa", respondeu Lula.

Lula esteve reunido com o presidente francês pela manhã, logo em seguida ele disparou contra a união, que já é discutida há pelo menos 20 anos. Macron destacou que o brasileiro é visionário, mas que aceitar iria contra a maré do trabalho feito pelo presidente no país. 

"Ele [Lula] é visionário, corajoso e há muita sinergia entre as nossas estratégias É justamente por isso, por isso mesmo, que eu sou contra o acordo Mercosul-UE, porque eu acho que é um acordo completamente contraditório com o que ele está fazendo no Brasil, e com o que nós estamos fazendo", disse.

PRÉ-JAVIER

O tratado entre os pais ainda em ritmo acelerado, isso acontece logo após a eleição de Javier Milei para a presidência da Argentina. O resultado coloca em incerteza qual a posição os “hermanos” devem tomar no futuro. Além de que o Brasil deixa no final deste ano a presidência do bloco. 

A COP 28 é a oportunidade para que o acordo seja fechado, Lula já se reuniu com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com demais chefes de estado do continente. Até o momento não se tem informações acerca do fechamento das negociações entre os dois blocos.

O prazo tem data para terminar, quinta-feira da próxima semana (07). Na data ocorre no Rio de Janeiro a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. A reunião marca o último evento do Brasil na presidência do Mercosul.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES