Lula desembarca em Nova York para abrir discursos da Assembleia Geral da ONU

No dia 19, o presidente realizará o tradicional discurso inaugural do encontro. Esta será a oitava vez que o presidente Lula assume a abertura da Assembleia.

Presidente faz no dia 19 discurso inaugural | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou neste sábado (16), por volta de 00h, horário de Brasília, em Nova York, para mais um périplo global, e vai integrar o grupo de 193 líderes de países, que participarão da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que tem como tema “ Paz, Prosperidade, Progresso e Sustentabilidade”.

No dia 19, o presidente realizará o tradicional discurso inaugural do encontro. Esta será a oitava vez que o presidente Lula assume a abertura da Assembleia. Especialistas destacam que a participação de Lula no evento marca o retorno do Brasil à ativa nos fóruns multilaterais, onde o presidente abordará questões como a luta contra a fome e a desigualdade, o conflito na Ucrânia envolvendo a Rússia, temas relacionados à saúde, transição energética, desenvolvimento sustentável e reforma da governança global. 

Além disso, a oportunidade será aproveitada para melhorar a imagem internacional do país após o período do presidente Jair Bolsonaro, especialmente no que diz respeito às questões ambientais.

Durante a sua estada nos Estados Unidos, a agenda de Lula inclui reuniões bilaterais com o presidente norte-americano, Joe Biden, agendadas para o dia 20. Conforme informações do Itamaraty, ambos os presidentes têm a intenção de anunciar um plano em apoio à criação de empregos dignos em todo o mundo, com a colaboração da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Além disso, está previsto discutir contribuições por parte dos Estados Unidos para o Fundo da Amazônia. O ex-presidente também conduzirá encontros bilaterais com o primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, e o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom.

A área da Saúde, que enfrentou desafios significativos, especialmente durante a pandemia de COVID-19, será um dos temas centrais discutidos na Assembleia Geral, onde o Brasil buscará expandir seu papel. Haverá três sessões dedicadas a este assunto, com a presença da ministra Nísia Trindade, que recentemente revelou ao Correio a realização desses encontros. 

A ministra acompanhará o presidente Lula em sua agenda em Nova York, bem como na reunião com Tedros Adhanom. Além de abordar a prevenção, prontidão e resposta a pandemias, incluindo a negociação de um acordo internacional para estabelecer diretrizes de cooperação, as discussões também incluirão a troca de experiências, como aquelas promovidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, e os esforços no combate à tuberculose.

Durante o seu discurso nas Nações Unidas, Lula poderá aproveitar os resultados positivos do aumento da confiança no Brasil. Isso inclui uma melhora significativa na percepção dos investidores e nas avaliações das agências de classificação de risco. Além disso, o alinhamento das expectativas em relação à orientação econômica e política do governo é um ponto destacado por Wagner Parente, consultor em relações internacionais e CEO da BMJ Consultores Associados.

 "Na Assembleia, o Brasil terá a oportunidade de expor seu projeto político-econômico para os próximos anos, permitindo que as expectativas internacionais e do setor privado sejam sincronizadas às ações da iniciativa pública", afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES