Lula desembarca na África do Sul para encontro da cúpula do Brics

Encontro discutirá possível ampliação do bloco de países em desenvolvimento e a utilização de uma moeda comum nas transações comerciais

Lula desembarca na África do Sul para encontro da cúpula do Brics | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), chegou à África do Sul com o objetivo de tomar parte na reunião de cúpula envolvendo os líderes das nações do grupo BRICS. Além da participação no evento, sua jornada pelo continente africano abrangerá visitas programadas a Angola e São Tomé e Príncipe.

A 15ª Cúpula dos líderes do bloco será sediada pela África do Sul. Além do presidente Lula, outros líderes presentes incluem Cyril Ramaphosa, presidente sul-africano, Xi Jinping, presidente chinês, e Narendra Modi, primeiro-ministro indiano. O presidente russo, Vladimir Putin, participará de maneira virtual.  

No dia seguinte, terça-feira (22), os dirigentes das nações do BRICS tomarão parte em um fórum voltado para o setor empresarial, seguido por um retiro exclusivo para os chefes de Estado, governantes e seus ministros das Relações Exteriores. De acordo com as informações fornecidas pelo governo brasileiro, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, estará presente no evento. 

Na quarta-feira (23), ocorrerá a cúpula entre os líderes do grupo, dividida em duas sessões. No dia subsequente (24), está agendado um encontro expandido que engloba os membros do BRICS e cerca de 40 nações convidadas, a maioria composta por chefes de Estado e governo de países interessados em aderir ao bloco. Esses convidados provêm de regiões como a África, América do Sul, Caribe e Ásia.

Partindo diretamente de Joanesburgo, a capital sul-africana, o presidente Lula seguirá para Luanda, a capital de Angola. Lá, será recepcionado pelo presidente angolano, João Lourenço. No decorrer do primeiro dia da visita, os dois líderes realizarão tanto uma reunião privada como uma sessão de conversas expandida. 

No domingo (27), que marca o derradeiro dia de sua jornada, Lula dirigir-se-á à cidade de São Tomé, a capital de São Tomé e Príncipe, para tomar parte na 14ª Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A mencionada organização é constituída por nações como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES