Lula desembarca no Egito e deve discutir guerra de Israel e outros temas

Segundo o Itamaraty, outros assuntos como mudança climática e reforma das organizações internacionais serão abordados

Lula desembarca no Egito e deve discutir guerra de Israel e outros temas | Foto: Ricardo Stuckert / PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou nesta quarta-feira (14) ao Cairo, capital do Egito, onde está agendada uma reunião com o presidente Abdel Fattah El-Sisi, além de uma possível visita à Liga Árabe.

Segundo o Itamaraty, Lula deve abordar problemas relacionados ao conflito entre Israel e Hamas. Deverão também ser assinados acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação. Mudança climática e reforma das organizações internacionais são outros prováveis temas de discussão.

Lula também está programado para visitar a Etiópia, onde terá reuniões bilaterais e participará como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, que representa as 55 nações da África. Acordos bilaterais estão previstos para serem assinados nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação.

Esta é a primeira viagem internacional do presidente neste ano e a segunda para a África durante seu mandato, evidenciando o interesse do Brasil em fortalecer sua relação com economias emergentes.

Em 2024, as relações diplomáticas entre Brasil e Egito completam 100 anos. Segundo o Itamaraty, os laços foram estreitados nos últimos meses com as negociações para saída, por meio do Egito, de brasileiros que estavam na Faixa de Gaza em meio à guerra entre Israel e Hamas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES