Lula deve indicar em breve novo Procurador Geral da República; veja os favoritos

Lula deve definir ainda nesta semana quem chefiará o Ministério Público pelos próximos dois anos

Lula deve indicar em breve novo Procurador Geral da República; veja os favoritos | Paulo Gustavo Gonet, Antonio Carlos Bigonha e Mário Bonsaglia/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá anunciar ainda esta semana o nome do sucessor de Augusto Aras no cargo de procurador-geral da República. O mandato de Augusto Aras à frente do Ministério Público Federal encerra-se em 26 de setembro. 

O subprocurador indicado por Lula servirá nessa posição por um período de dois anos, com a possibilidade de ser reconduzido ao cargo. O indicado passará pelo processo de sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e precisará da aprovação do plenário da Casa para assumir a função.

Embora haja pressões para que o presidente nomeie mulheres para cargos de liderança no Estado, atualmente, três homens surgem como os principais candidatos para assumir o comando da Procuradoria-Geral da República: Paulo Gustavo Gonet Branco; Mario Luiz Bonsaglia; Antonio Carlos Bigonha. 

A Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) elaborou uma lista tríplice para apresentar a Lula como sugestão, sendo a procuradora Luiza Frischeisen a primeira da lista. Entre os três nomes mais cotados para o cargo, apenas Bonsaglia estava incluído nessa lista. 

Dentre suas diversas responsabilidades, compete ao procurador-geral solicitar a instauração de inquéritos para investigar o presidente da República, ministros, deputados e senadores. Além disso, ele detém a prerrogativa de formular denúncias contra autoridades com foro privilegiado.

FUNÇÃO

O procurador-geral da República assume a liderança do Ministério Público da União por um período de dois anos. O MPU engloba os ministérios públicos Federais, do Trabalho, Militar, do Distrito Federal e Territórios. O procurador-geral desempenha o papel de representante do Ministério Público junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, ocasionalmente, perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Além disso, ele assume a função de procurador-geral eleitoral.

No âmbito do STF, o procurador-geral possui várias prerrogativas, incluindo a capacidade de propor ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) e ações penais públicas. Adicionalmente, compete ao procurador-geral solicitar a abertura de inquéritos para investigar o presidente da República, ministros, deputados e senadores, bem como apresentar denúncias em tais casos. O procurador-geral tem a autoridade para criar forças-tarefa dedicadas a investigações especiais, como ocorreu no contexto da Operação Lava Jato, e também pode decidir sobre o término ou expansão dessas forças-tarefa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES