Lula deve receber presidentes Emmanuel Macron e Pedro Sánchez em março

Segundo integrantes do governo, encontros devem abordar temas como proteção do meio ambiente e acordo Mercosul-UE.

Lula deve receber presidentes Emmanuel Macron e Pedro Sánchez em março | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representantes do Palácio do Planalto e do Ministério das Relações Exteriores comunicaram à GloboNews hoje, quarta-feira (24), que o presidente Lula está programado para receber os líderes da França, Emmanuel Macron, e da Espanha, Pedro Sánchez, em Brasília, no mês de março.

As datas exatas dos encontros ainda não foram definidas. Conforme relatos, a reunião com Pedro Sánchez está prevista para ocorrer no início do mês, enquanto a com Macron está programada para o final.

Segundo fontes do governo, durante esses encontros, o presidente Lula planeja discutir temas como a proteção do meio ambiente e o acordo comercial que está em negociação há mais de duas décadas entre o Mercosul e a União Europeia.

Vale destacar que Lula teve encontros com Pedro Sánchez em Madrid (Espanha) em abril do ano passado e com Macron em Paris (França) em junho.

Em 2023, o presidente dedicou grande parte da agenda a viagens internacionais com o objetivo de reaproximar o Brasil de seus principais parceiros comerciais e recolocar o Brasil à frente de discussões em organismos multilaterais.

Nesse contexto, o presidente esteve, por exemplo, na China, nos Estados Unidos, na Argentina, em Cuba e na Alemanha, países com os quais seu antecessor, Jair Bolsonaro, teve uma série de embates ao longo do mandato.

Para 2024, Lula tem dito que pretende viajar mais pelo Brasil e, diante disso, deve reduzir as viagens ao exterior – embora já tenha agendas previstas para este ano em países como Egito, Guiana e Estados Unidos, por exemplo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES